O britânico Lewis Hamilton, sete vezes campão mundial da Fórmula 1. Foto: @LewisHamilton/Twitter/reprodução

O automobilista Lewis Hamilton se pronunciou na manhã de 28 de junho no Twitter em relação a uma fala racista feita por Nelson Piquet (ex-automobilista brasileiro) ao se referir ao piloto britânico. A declaração de Piquet ocorreu em novembro de 2021, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, e veio à tona nos últimos dias por meio do Canal Enerto, no YouTube, que publicou o trecho da conversa em questão.

Na entrevista, ao narrar um acidente envolvendo Max Verstappen e Hamilton durante um torneio da Fórmula 1 em 2021, Piquet se refere algumas vezes ao automobilista britânico como “neguinho”, termo racista quando utilizado de modo pejorativo. No perfil que mantém no Twitter, Hamilton se pronunciou usando a língua portuguesa.

“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar em nosso esporte. Eu fui cercado e perseguido por atitudes como essa minha vida inteira. Houve muito tempo para aprender, chegou a hora da ação”, continuou Hamilton em inglês (tradução livre).

Grandes marcas do setor automobilístico também se pronunciaram, condenando a fala de Piquet. Também no Twitter, a organização da Fórmula 1 afirmou: “Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável em todas as formas e não tem papel na sociedade. Lewis é um incrível embaixador do nosso esporte e merece respeito. Seus incansáveis esforços para aumentar a diversidade e inclusão são uma lição para muitos e algo com que nós somos comprometidos” (em tradução livre do inglês).

Já a Mercedes, escuderia (produtora de carros de corrida) de Hamilton, condenou o uso de linguagem discriminatória de qualquer tipo. “Lewis tem liderado nossos esforços de combater o racismo no esporte e é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, nós compartilhamos a visão de um automobilismo diverso e inclusivo. Esse incidente sublinha a importância fundamental de continuar buscando por um futuro mais iluminado” (traduzido livremente do inglês).

Quem é Lewis Hamilton?
Piloto automobilístico britânico de 37 anos. Hamilton faz parte da equipe da Mercedes na Fórmula 1, tem 103 vitórias na modalidade e já venceu sete campeonatos mundiais.

Quem é Nelson Piquet?
Ex-competidor de Fórmula 1, tem 69 anos e nasceu no estado do Rio de Janeiro. Piquet é tricampeão mundial da F1 e deixou de disputar a modalidade automobilística na década de 1990. Atualmente, é dono de uma empresa de monitoramento e segurança de caminhões.

Glossário

Fórmula 1: é a principal categoria de automobilismo (corrida de automóveis) do mundo e foi criada, em 1950, pela Federação Internacional de Automobilismo. Ocorre anualmente. O competidor com maior soma de pontos ao longo do campeonato, nas disputas chamadas de Grandes Prêmios (GPs), torna-se campeão mundial.

Linguagem discriminatória: conjunto de termos e expressões que acabam por promover a exclusão e desrespeito a grupos minoritários, discriminando-os por questões de raça, cor, gênero, etnia, orientação sexual e religião, entre outras.

Fontes: UOL, CNN, Twitter, Canal Enerto e Motorsport

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Miguel Massao

    1 ano atrás

    Precisamos nos conscientizar e banir toda forma de racismo contra qualquer pessoa, independente da raça, credo ou opção sexual. Pois somos todos iguais perante a Deus.

  • Miguel Massao

    1 ano atrás

    Poderíamos ter mais consciência e acabar de uma vez por todas com qualquer ação racista contra qualquer que seja a pessoa, independente de sua raça, credo, opção sexual, pois todos devemos ser tratados com igualdade.

  • AMANDA_PERINI_DE_ARAUJO

    1 ano atrás

    que pena que nosso mundo ainda enfrenta racismo, e muitos outros preconceitos. A busca de um futuro melhor deve ser feita por todos, pois juntos teremos um futuro melhor! Adorei a edição!!!👍👏👍

  • FABIO

    1 ano atrás

    felipe eo milhor

  • Beatrice

    1 ano atrás

    em pleno 2022 , e ainda tem racismo, é uma tristeza isso, quantos negros são juizes, chefes , policiais , médicos e etc... e mesmo assim as pessoas não os respeitam.

  • dudaarpetti

    1 ano atrás

    Eu concordo com você.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido