Manifestação de 23 de março. Em tradução livre do francês, a faixa diz: "Aposentadoria: passar a vida ganhando, morrendo antes de chegar lá, não é isso! Em greve até a aposentadoria!". Crédito de imagem: Antoine Gyori/Corbis via Getty Images/reprodução

Na França, manifestantes foram às ruas em 23 de março para protestar contra a nova reforma da previdência do presidente Emmanuel Macron. A proposta pretende adiar a idade mínima com a qual os franceses podem se aposentar para 64 anos — atualmente, a aposentadoria na França é a partir dos 62 anos.

Reforma da previdência: previdência é a reserva de dinheiro (que pode ser feita pelo governo ou por iniciativas privadas) que compete a cada indivíduo que trabalhou por determinado período, para que ele possa começar a receber depois de se aposentar. Uma reforma na previdência significa que será feita uma alteração nas leis que regulam a aposentadoria.

Segundo o Ministério do Interior francês, pouco mais de um milhão de pessoas compareceram aos protestos; já a Confederação Geral do Trabalho (CGT, um dos maiores grupos de sindicatos no país) apontou que 3,5 milhões de pessoas foram às ruas por todo o país.

A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, disse no Twitter, traduzido livremente do francês: “Demonstrar e expressar desacordos é um direito. A violência e degradação que testemunhamos hoje são inaceitáveis. Toda a minha gratidão à polícia e às forças de resgate mobilizadas.”

Glossário

Sindicato: grupo que representa e defende os interesses de seus associados. Ele serve para garantir que os direitos dos trabalhadores de determinado ramo sejam respeitados. Há, por exemplo, o sindicato dos professores, dos advogados, dos médicos…

Fontes: Reuters, G1, Jornal Nacional, O Globo e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Samara Amaral de Oliveira

    1 ano atrás

    Pois é né?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido