monumento ucrânia 3d 190
Com o Polycam, os cidadãos do país estão fazendo modelos 3D de monumentos, prédios e outros itens. / #pracegover: pessoa fotografando busto exposto em área aberta na Ucrânia. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

O projeto Backup Ukraine, que tem como objetivo digitalizar monumentos e prédios da Ucrânia em modelos 3D, entrou para a lista de indicados do Festival Cannes Lions (maior premiação de criatividade e comunicação do mundo), que será realizado entre os dias 20 e 24 de junho. Desde abril, a iniciativa tem incentivado ucranianos a irem às ruas em segurança para criar cópias virtuais de construções que podem ser destruídas pela guerra.

Para isso, é utilizado o aplicativo Polycam, gratuito para celulares. Com o programa instalado, o usuário aponta a câmera para o objeto a ser digitalizado, de diversos ângulos, garantindo que o resultado tenha boa qualidade. Em seguida, os itens escaneados são salvos em um museu on-line aberto ao público.

Assim, pela primeira vez na história, os patrimônios históricos e culturais de um país em guerra estão sendo registrados em modelos de realidade aumentada. Isso permitirá, por exemplo, que os monumentos (mesmo depois de destruídos) possam ser vistos pelas próximas gerações ou até restaurados, uma vez que as imagens geradas pelo Polycam são ricas em detalhes.

O nome Backup Ukraine remete ao backup feito em computadores ao salvar uma cópia dos arquivos para recuperá-los em caso de dano no aparelho.

Acervo
Ao navegar pelo acervo digital do projeto, também é possível encontrar modelos 3D de pequenos detalhes do dia a dia de ucranianos, como réplicas de café da manhã, móveis das casas, animais de estimação e familiares — imagens de grande valor às pessoas que resistem ao conflito armado contra a Rússia.

A iniciativa foi elaborada pela Virtue Worldwide (agência criativa da empresa norte-americana Vice), em parceria com o Blue Shield Denmark (grupo que atua na proteção de patrimônios culturais) e a Comissão Nacional Dinamarquesa da Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Até o fechamento desta edição, a Unesco tinha verificado 146 áreas danificadas pela guerra desde a invasão russa, em 24 de fevereiro. Segundo comunicado da entidade, a lista inclui 66 locais religiosos, 28 prédios históricos, 18 espaços culturais, 15 monumentos, 12 museus e sete livrarias.

Fontes: Cannes Lions, CNN, Estadão e Unesco.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido