Líderes mundiais se reúnem para o debate geral durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Crédito de imagem: Spencer Platt/Getty Images

No dia 18 de setembro, começou a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), evento conhecido como Unga (United Nations General Assembly, em inglês), em que representantes de todos os países constituintes da ONU se reúnem para discutir os assuntos mais urgentes do planeta, incluindo ações de preservação ambiental e o combate à fome e à pobreza. A reunião vai até o dia 26 de setembro, em Nova York, Estados Unidos.

O tema definido para a assembleia deste ano (78ª edição) foram as medidas necessárias para o cumprimento da Agenda 2030, que define os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que devem ser atingidas até 2030, de acordo com o comprometimento dos membros da organização.

No dia 19, será realizado o “debate geral”, encontro em que os líderes mundiais discursam e abordam diferentes questões referentes ao seu país e ao mundo. Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, foi o primeiro a falar e abriu o debate da assembleia. Em seu pronunciamento, Lula abordou questões como a desigualdade social, recentes tragédias causadas por fenômenos naturais, como o terremoto no Marrocos e as enchentes na Líbia (saiba mais sobre na edição número 212 do Joca), e o aumento dos índices de pobreza. 

Joe Biden, presidente dos EUA, também ressaltou a importância de ações urgentes para conter a crise climática. Segundo Biden, é responsabilidade dos países mais ricos prestar assistência às nações mais pobres e mais severamente afetadas pelas mudanças climáticas. Além disso, o presidente dos EUA discursou sobre a necessidade de investimento mundial em segurança alimentar, ou seja, também apontou ações para o combate à fome. 

Não estiveram presentes representantes de países como França (Emmanuel Macron), Reino Unido (Rishi Sunak) e Rússia (Vladimir Putin). O conflito da guerra na Ucrânia também foi uma das pautas levantadas no debate geral. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, esteve no encontro e discursou sobre a guerra que seu país enfrenta, apontando algumas das consequências do bloqueio de portos ucranianos (Saiba mais na edição 209 do Joca). 

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, discursa durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Crédito de imagem: Spencer Platt/Getty Images

Assembleia Geral da ONU 

A assembleia, sediada em Nova York, é realizada anualmente entre os meses de setembro em dezembro, reunindo todos os países-membros que constituem a ONU. É um dos seis órgãos que compõem a Organização das Nações Unidas e o principal meio de tomada de decisões da instituição. Durante a assembleia, que organiza debates, cúpulas e reuniões, líderes mundiais discutem até entrar em consenso sobre o estabelecimento de novas normas que devem ser seguidas no próximo ano.

A ONU foi criada em 1945 e, desde 1950, o Brasil é o primeiro país a se pronunciar durante os debates da conferência: segundo uma das hipóteses levantada por historiadores, inicialmente, isso ocorreu por voluntariado e, depois, por um consentimento da organização sobre a ordem dos países a se pronunciar. No entanto, não há um registro formal da razão pela qual o representante do Brasil é o primeiro a discursar.

Glossário: 

Guerra na Ucrânia: Rússia e Ucrânia já viviam em tensão meses antes da guerra, quando o governo ucraniano demonstrou interesse em fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança composta por nações como Estados Unidos e Reino Unido. As autoridades russas viram isso como uma ameaça.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: metas assinadas por 193 países com o objetivo de lutar contra questões como fome, desigualdade e poluição

Fontes: G1, Valor Econômico, Mundo Educação, ONU Brasil, ONU, CNN e Estadão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido