Um programa que tem a intenção de zerar a fome no Brasil até 2030 foi lançado, no dia 23 de maio, em São Paulo (SP). A associação sem fins lucrativos Pacto Contra a Fome reúne pessoas, empresas e representantes governamentais para promover ações destinadas às famílias brasileiras que têm pouco ou nenhum acesso a uma alimentação adequada. Até 2040, a meta é de que toda a população tenha uma alimentação saudável. 

Segundo estudo elaborado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), mais de 33 milhões de pessoas passam fome diariamente no país. Por isso, Geyze Diniz idealizou e fundou o Pacto Contra a Fome, ao lado de mais de 30 personalidades envolvidas com a causa. 

O programa tem como objetivos: engajar a sociedade a lutar ativamente contra o desperdício de alimento; debater e promover a construção de políticas públicas contra a fome; e cobrar por soluções vindas do governo e empresas do ramo. 

No mesmo dia foi apresentado o prêmio Pacto Contra a Fome, que contemplará com até 600 mil reais seis iniciativas que lutam contra a fome e o desperdício de alimentos. A premiação é desenvolvida em cooperação com a Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 

Glossário 
Políticas públicas: conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelos governos para garantir os direitos da população. 

MAIS DE DEZ MILHÕES DE BRASILEIROS SAEM DA POBREZA EM 2022 
Um levantamento publicado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em 22 de maio apontou que cerca de 10,5 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza no país em 2022 — ou seja, passaram a viver com uma renda maior do que 665,02 reais mensais. O estudo sugere que a melhora no mercado de trabalho e a expansão de programas sociais do governo (como, na época, o Auxílio Brasil, que oferecia uma renda mensal aos cadastrados) são alguns dos principais motivos para a queda no número. A pobreza no Brasil, no entanto, ainda é alta e atinge cerca de 70 milhões de indivíduos. 

Fontes: Agência Brasil, Governo do Estado de São Paulo, governo federal, IJSN, Pacto Contra a Fome e Rede Penssan. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 207 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido