DE ACORDO com o “Relatório do índice de desperdício alimentar 2024”, publicado em 27 de março, pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (Pnuma), mais de um bilhão de refeições foram jogadas fora diariamente em todo o mundo em 2022. Enquanto isso, 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome e uma a cada três enfrentou insegurança alimentar, termo usado para se referir a quem não tem acesso permanente e constante a alimentos de qualidade para realizar todas as refeições diárias. 

O desperdício de comida é, segundo o estudo, um problema que afeta tanto os países ricos, como as nações em desenvolvimento. No entanto, a situação é mais grave em regiões quentes, já que são consumidos mais alimentos frescos e nem sempre há sistemas adequados para manter os produtos refrigerados, como geladeiras. Áreas rurais têm menos desperdício do que as urbanas, uma vez que restos de comida geralmente são dados a animais ou utilizados na compostagem.

#pracegover: homens pegam alimentos em caçambas de lixo, que estão colocadas numa rua. Ao fundo há prédio e carros. Crédito de imagem: John W. Vizcaino/VIEWpress/Corbis via Getty Images

Segundo o relatório, em 2022, foi gerado 1,05 bilhão de toneladas de lixo apenas de alimentos jogados fora, o mesmo peso de 175 milhões de elefantes-da-savana. Além disso, o custo desse desperdício é de cerca de um trilhão de dólares, o equivalente a algo em torno de 5 trilhões de reais.

Glossário

COMPOSTAGEM: processo que transforma o lixo orgânico (como restos de comida, que não podem ser reciclados) em adubo para misturar à terra e tornar as plantas mais saudáveis.

FONTES: CNN BRASIL, O GLOBO, ONU BRASIL E “RELATÓRIO DO ÍNDICE DE DESPERDÍCIO ALIMENTAR 2024”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido