A professora Doani foi homenageada pelo projeto para ajudar estudantes surdos com um canal no YouTube. / #pracegover: foto da professora Doani sorrindo e usando blusa preta. Ao lado, imagem da boneca Barbie com as mesmas características da professora. Imagem: divulgação Mattel

Depois de ficar entre as 10 finalistas do Nobel da Educação 2020, Doani Emanuela Bertan, professora de língua portuguesa de Campinas (SP), recebeu uma homenagem especial: ela será uma das bonecas Barbie da coleção Role Models (modelos a serem seguidos, em tradução livre). A série de bonecas é uma campanha do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e faz parte do projeto Dream Gap, da Mattel, marca que fabrica a Barbie e, desde 2018, incentiva meninas a perseguir seus sonhos.

Em 2022, foram homenageadas 12 mulheres, como a produtora de TV norte-americana Shonda Rhimes, a educadora indonésia Butet Manurung e a estilista chinesa Lan Yu. “A boneca é um ícone da minha infância, uma vez que minha mãe me criou para seguir meus sonhos. Enquanto a sociedade dizia que a mulher tinha que casar e ter filhos, a boneca tinha o próprio carro, casa, profissão. Ser uma role model é de uma emoção que até transborda. É a minha história enquanto criança e como mulher”, disse Doani ao Joca.

Em 2017, ela criou o canal Sala8, no YouTube, para ajudar alunos surdos nos estudos com conteúdos bilíngues — em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e português. Três anos depois, foi indicada ao Prêmio Global de Professores (conhecido como Nobel da Educação), da Fundação Varkey em parceria com a Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A premiação teve cerca de 12 mil inscritos e foi entregue ao indiano Ranjitsinh Disale.

Fontes: Estadão, Mattel e Veja.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido