Maira Gomez é a primeira indígena a virar boneca da Mattel. Crédito de imagem: Danny Guimarães/ divulgação/redes sociais

Em 6 de março, a Mattel divulgou a próxima geração de bonecas Barbie da coleção Role Models (modelos a serem seguidos, em tradução livre do inglês), série que homenageia mulheres de todo o mundo em celebração ao Dia da Mulher. Entre as escolhidas está Maira Gomez, influenciadora indígena do grupo étnico tatuyo, no Amazonas.

Conhecida como Cunhã-poranga, “mulher bonita” em tupi, Maira produz conteúdos sobre os costumes e a cultura de seu povo. Ela é a quinta brasileira a ser homenageada pela marca, que já prestigiou a surfista Maya Gabeira, a biomédica Jaqueline Goes, a professora Doani Emanuela Bertan e a cantora Iza.

A coleção Role Models faz parte do projeto Dream Gap, da Mattel, que incentiva garotas a seguir seus sonhos desde 2018. “A Barbie se empenha em jogar um foco de luz em exemplos de mulheres empoderadas, como um esforço para inspirar as meninas, contando histórias de mulheres notáveis para lhes mostrar que podem ser o que quiserem”, diz a fabricante na página da série de bonecas.

Além da influenciadora indígena, foram homenageadas nesta edição: a atriz Dame Helen Mirren (Reino Unido), a modelo Nicole Fujita (Japão), a artista Viola Davis (Estados Unidos), a cantora/compositora Shania Twain (Canadá), a comediante Enissa Amani (Alemanha), a artista Kylie Minogue (Austrália) e a cineasta Lila Avilés (México).

“Em todo o mundo, as mulheres sempre se mantiveram acima do status quo para imaginar mais possibilidades para si mesmas e as gerações futuras. Por 65 anos, a Barbie manteve a crença de que, por meio da narrativa e da brincadeira, você pode ser qualquer coisa — é por isso que estamos destacando oito novos modelos da Barbie que nos mostraram exatamente isso”,

escreveu a Mattel em postagem nas redes sociais.

Fontes: Mattel, Maira Gomez (Instagram) e Valor Econômico.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluno_somar3 aluno_somar3

    6 dias atrás

    Nossa muito legal, super criativo.

  • Samara Amaral de Oliveira

    1 mês atrás

    Que maravilha😍.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido