Crédito de imagem: deepblue4you/Getty Images/reprodução

A Petrobras, empresa de petróleo que produz combustíveis e tem o governo brasileiro como principal dono, divulgou, em 19 de setembro, o lançamento do que afirma ser a primeira gasolina carbono neutro do país. A empresa declarou que os Gases de Efeito Estufa (GEEs) liberados na atmosfera ao longo de toda a produção da Gasolina Petrobras Podium serão compensados em créditos de carbono.

Crédito de carbono é um conceito criado, em 1997, para diminuir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Cada vez que um país ou empresa emite uma tonelada de dióxido de carbono (CO2, um dos GEEs), gasta um crédito de carbono. Para cada tonelada de CO2 que alguém deixar de emitir (ou retirar da atmosfera), ganha-se um crédito. Assim, empresas podem comprar créditos que outros tenham de sobra para poder compensar suas atividades. Essa é a proposta da Petrobras.

Glossário

Gases de Efeito Estufa (GEEs): gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2). Ao serem liberados (por meios de transporte ou indústrias, por exemplo), eles sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global. 

Carbono neutro: quando os GEEs totais liberados por um produto ou serviço (considerando todas as etapas de produção) são compensados pela empresa ou entidade responsável por meio de investimentos sustentáveis, como crédito de carbono.

“O combustível teve suas emissões [de gases] determinadas, envolvendo extração e produção das matérias-primas, transportes, processamentos, distribuição e uso final”, explica a Petrobras em nota. Ou seja, todos os gases que são liberados na atmosfera, desde a coleta da matéria-prima até a venda do produto — por exemplo, no funcionamento de máquinas, processos químicos e até mesmo durante o transporte — foram calculados por uma companhia contratada pela Petrobras, a ACV Brasil.

Depois disso, a Petrobras comprou créditos de carbono, investindo uma quantia proporcional de dinheiro em ações que visam a preservação ou recuperação de florestas pelo país. Florestas são capazes de absorver e armazenar grandes quantidades de carbono. Assim, podemos dizer que o número de “árvores de pé” que a Petrobras financiou é proporcional à quantidade de GEEs que foi emitida durante a produção e venda da Gasolina Petrobras Premium.

Fontes: Agência Petrobras, Nossa Energia e Agência Brasil.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido