Veículos abandonados em uma rodovia inundada de Dubai, em 18 de abril. Crédito de imagem: Francois Nel/Getty Images/reprodução

No dia 16 de abril, os Emirados Árabes Unidos foram atingidos pela maior quantidade de chuva em 75 anos. Só na cidade de Al Ain, no emirado Abu Dhabi, foram registrados 254 milímetros de chuva, o maior volume em 24 horas desde 1949.

Em Dubai (capital do emirado de mesmo nome), as enchentes causaram o cancelamento de voos, engarrafamentos, inundações e danos a edifícios. O governo decretou trabalho remoto para funcionários de todas as suas entidades até o dia 19. Dois dias antes, já havia chovido em Dubai o esperado para o ano inteiro: em 48 horas, foram 142 milímetros de chuva. 

Em comunicado oficial, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, declarou que o governo está avaliando os danos das enchentes e oferecendo suporte para famílias que tiveram casas ou bens destruídos pelas inundações. No dia 18, o aeroporto internacional de Dubai ainda estava em processo de normalização, enquanto rodovias e estradas eram desobstruídas. 

Mapa dos Emirados Árabes Unidos (EAU), no Golfo Pérsico. Crédito de imagem: dikobraziy/Getty Images/reprodução

Como choveu no deserto

A região dos Emirados Árabes Unidos possui um clima historicamente seco e árido. Por isso, grandes quantidades de chuvas não são um cenário comum. Uma das principais especulações acerca do motivo das enchentes foi sobre a técnica de “semeadura de nuvens” (em que nuvens são bombardeadas com produtos químicos para provocar o aumento de chuvas), que poderia ter sido realizada antes das inundações e calculada de maneira errada. 

No entanto, em declaração à Reuters, a Agência de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos negou que o procedimento tenha relação, já que foi realizado dias antes de as chuvas acontecerem. De acordo com cientistas, a tempestade pode ser explicada por dois fatores: mudanças climáticas e um fenômeno atmosférico. A baixa pressão atmosférica teria criado uma bolha de ar frio na região, o que por si só já causaria chuvas. Agora que os oceanos estão mais quentes, o ar conhecido por ser seco está mais úmido do que o normal, o que teria fortalecido a tempestade. 

Glossário

Emirado: área chefiada por um emir, cargo parecido com o de um rei. 

Fontes: Emirados Árabes Unidos, Folha de S.PauloG1O GloboCNNEmirates News AgencyMohamed bin ZayedBBCReuters e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • aluno_somar10 aluno_somar10

    1 mês atrás

    que interessante, não sabia disso.

  • aluno_somar1 aluno_somar1

    1 mês atrás

    Dubai tem a primeira corrida de jet suit do mundo

  • aluno_somar2 aluno_somar2

    1 mês atrás

    o mundo estar acabando.

  • Francisco Moura Sarkovas

    1 mês atrás

    Que loucura essa chuva.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido