prazo título eleitoral 185
#pracegover: foto de uma mão segurando o título de eleitor. Crédito de imagem: GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO

Pessoas com 16 anos ou mais que desejam votar nas eleições de 2022 têm até 4 de maio para solicitar o título de eleitor. O mesmo prazo é válido para quem já tem o documento e precisa, por exemplo, pedir transferência para outra cidade. Em ambos os casos, é possível requisitar o serviço pela internet, no sistema Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O voto é opcional para jovens de 16 e 17 anos — adolescentes que completam 16 anos até 2 de outubro, data do primeiro turno da votação, também podem solicitar o título. Quem for às urnas neste ano vai escolher presidente, senadores, deputados federais, governador e deputados estaduais.

Eleitores adolescentes em 2022
De acordo com o TSE, em fevereiro, havia 830 mil adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor — no mesmo período em 2018, ano da última eleição geral no país, eram mais de 1,4 milhão. Em março, houve um aumento de 26%: cerca de 1,05 milhão de jovens passaram a estar aptos a votar.

Entre 14 e 18 de março, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor, com a #RolêDasEleições. A iniciativa levou cerca de 100 mil adolescentes a requisitar o título, segundo o órgão. Além disso, personalidades brasileiras têm feito campanhas em redes sociais para incentivar os jovens a votar em 2022.

Manual das Eleições 2022
Quer saber mais sobre a importância das eleições e entender o que faz o ocupante de cada cargo político? Clique aqui para acessar, gratuitamente, o Manual das Eleições 2022, produzido pelo Joca.

Fontes: BBC, CNN Brasil e TSE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido