Pessoas com 16 anos ou mais podem votar nas eleições de 2022
Pessoas com 16 anos ou mais que desejam votar nas eleições de 2022 têm até 4 de maio para solicitar o título de eleitor. O mesmo prazo é válido para quem já tem o documento e precisa, por exemplo, pedir transferência para outra cidade. Em ambos os casos, é possível requisitar o serviço pela internet, no sistema Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O voto é opcional para jovens de 16 e 17 anos — adolescentes que completam 16 anos até 2 de outubro, data do primeiro turno da votação, também podem solicitar o título. Quem for às urnas neste ano vai escolher presidente, senadores, deputados federais, governador e deputados estaduais.
Eleitores adolescentes em 2022
De acordo com o TSE, em fevereiro, havia 830 mil adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor — no mesmo período em 2018, ano da última eleição geral no país, eram mais de 1,4 milhão. Em março, houve um aumento de 26%: cerca de 1,05 milhão de jovens passaram a estar aptos a votar.
Entre 14 e 18 de março, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor, com a #RolêDasEleições. A iniciativa levou cerca de 100 mil adolescentes a requisitar o título, segundo o órgão. Além disso, personalidades brasileiras têm feito campanhas em redes sociais para incentivar os jovens a votar em 2022.
Manual das Eleições 2022
Quer saber mais sobre a importância das eleições e entender o que faz o ocupante de cada cargo político? Clique aqui para acessar, gratuitamente, o Manual das Eleições 2022, produzido pelo Joca.
Fontes: BBC, CNN Brasil e TSE.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.