O projeto concluiu que a Mata Atlântica é a área ecológica mais afetada pelo desmatamento no Brasil. Foto: An Yuan/China News Service/VCG via Getty Images.

As populações de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis diminuíram aproximadamente 60% no planeta entre 1970 e 2014, de acordo com o relatório Planeta Vivo 2018, divulgado pela organização não governamental Fundo Mundial para a Natureza (WWF), por causa da ação humana.  

Em regiões tropicais, como a América do Sul, a redução foi ainda maior: 89%. 

O lançamento do relatório acontece próximo a eventos internacionais ligados ao meio ambiente, como a COP24 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontecerá na Polônia, no início de dezembro, e a Convenção de Diversidade Biológica, no Egito, entre 17 e 29 de novembro.

De acordo com a pesquisa, das 3.286 espécies que existem no Brasil, 785 estão em perigo. A maioria está na Mata Atlântica, atualmente a área ecológica mais desmatada do país. Desmatar áreas naturais deixa os animais que nelas vivem desabrigados e sem alimentos.

Além disso, 75% das terras do planeta já foram afetadas pela ação humana, segundo o documento. Os animais que vivem em água doce, por exemplo, diminuíram 83% desde 1970.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Luísa

    3 anos atrás

    Coitados!Isso deveria acabar!

  • Danielle Antunes

    4 anos atrás

    Olá Jornal Joca, Queremos parabenizar vocês pela notícia publicada e achamos muito interessante, mas é triste saber que as ações do homem que fizeram isso e que temos apenas 40% dos animais de todo o planeta. Abraços, Júlia e Nathaline - São José dos Campos, SP.

  • dms2@joca.com.br

    5 anos atrás

    Isso e muito triste!!! Porque ningem ajuda eles?

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    Esse muito interessante mais porque esta acontecendo?

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Oi Oak! Ficamos felizes que a notícia tenha te interessado. Como diz o texto, há menos animais no planeta devido à ação humana, principalmente o desmatamento, que tira as árvores dos lugares onde eles vivem e os deixam sem casa e alimento :(. Continue acompanhando o Joca e comentando as notícias!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido