A animação Pinóquio, do cineasta mexicano Guillermo del Toro, recebeu o Oscar de Melhor Animação de 2022, durante o evento de premiação, em 12 de março. Além de Pinóquio, os indicados na categoria eram Gatos de Botas 2: O Último Pedido, Red: Crescer É uma Fera, A Fera do Mar e Marcel the Shell With Shoes on.

O filme de Del Toro é uma releitura do clássico conto do menino de madeira que sonhava em ser de verdade. O cineasta optou por explorar temas profundos, como o luto e até mesmo política, uma vez que a história se passa na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O filme foi produzido com a técnica stop motion, que utiliza objetos reais fotografados em posições diferentes para transmitir a ilusão de movimento.

#pracegover: cena do filme Pinóquio mostra o personagem principal, feito de madeira com seu nariz comprido, ao lado de outros personagens coloridos. Crédito de imagem: Reprodução

“Animação é cinema. Animação não é um gênero. A animação está pronta para ser levada para a próxima etapa. Mantenha a animação na conversa”, disse Del Toro no discurso após receber o prêmio. Pinóquio está disponível na plataforma de streaming Netflix.

Glossário

Oscar: é o prêmio de cinema mais famoso do mundo, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, dos Estados Unidos, fundada em 1927. A cerimônia de premiação é realizada anualmente, em Los Angeles (EUA).

Segunda Guerra Mundial: conflito militar entre 1939 e 1945. Começou quando a Alemanha invadiu a Polônia, em 1939. A guerra envolveu países de todo o mundo.

Fontes: Mundo Educação, Omelete e The Academy.

Texto originalmente publicado na edição 201 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido