Placa sinaliza perigo de ataque de tubarão em praia de Fernando de Noronha, Pernambuco. Créditos de Imagem: Getty Images

Em um intervalo de apenas 24 horas, duas pessoas foram atacadas por tubarões na praia de Piedade, que fica em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O primeiro caso aconteceu no dia 5 de março, quando um jovem de 14 anos foi atacado e mordido na perna. No dia seguinte, outra jovem, de 16 anos, foi mordida no braço esquerdo também na praia de Piedade. 

Acidentes com tubarões em praias de Pernambuco não são incomuns. Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), desde 1992, já foram registrados 77 ataques de tubarão no estado. Desse número, 26 resultaram em mortes e 23 foram na praia de Piedade. 

Na internet, vídeos em que tubarões aparecem perto da areia em praias do estado pernambucano geraram enorme repercussão. Os acidentes e registros de tubarões em águas muito rasas causam medo e espanto justamente porque são eventos raros na natureza. Em Pernambuco, existem diferentes motivos para o alto número de ataques, e todos eles envolvem, até certo ponto, a interferência humana. 

Por que existem tantos tubarões na costa pernambucana? 

No início da década de 1980, foi construído um grande porto, o Complexo Portuário de Suape, no litoral sul da Região Metropolitana do Recife. A construção ocasionou o aterramento de alguns estuários (local de transição entre o mar e um rio, onde ocorre a mistura de água salgada e doce) que serviam como “cozinha e maternidade” dos tubarões da costa pernambucana, que se alimentavam e procriavam nesses locais. Com a modificação do ambiente, esses animais se deslocaram para outros lugares. Além disso, a degradação ambiental da costa faz com que os tubarões passem mais tempo fixados ali à procura de alimento, já que comer está cada vez mais difícil para eles. 

Um outro fator que explica a alta incidência de tubarões em águas rasas em Pernambuco é que a região metropolitana da costa do estado possui canais (túneis no mar em que as águas se tornam mais profundas) de 6 a 8 metros de profundidade e que passam perto das águas rasas. Isso possibilita que os tubarões fiquem nesses canais e, quando a maré sobe, eles se aproximam ainda mais da areia.

Desde julho de 2021, o banho nessa área do litoral pernambucano (trecho conhecido como “igrejinha”, que engloba a praia de Jaboatão dos Guararapes, a praia de Piedade e a praia de Boa Viagem, no Recife) é proibido. A restrição aconteceu após a morte de um turista e, mesmo assim, banhistas continuam entrando no mar nesses locais. 

Biólogos apontam que falta monitoramento nas praias pernambucanas, pois só assim seria possível identificar a quantidade de animais no local,  onde eles estão mais agrupados e se há o surgimento de novas espécies ali. De acordo com os dados que existem até agora, os tubarões presentes na costa pernambucana são o tubarão-tigre e o tubarão-cabeça-chata, consideradas duas das espécies mais agressivas desse peixe. 

Fontes: G1, CNN e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Alunoi Mogi 7

    1 ano atrás

    Olá, jornal do Joca Somos os alunos do 5º ano B, da EMEB “Profª Guilhermina Lopes Rodrigues”, Mogi Guaçu- São Paulo, lemos sua noticia “Entenda por que tubarões estão atacando pessoas em Pernanbuco” , achamos muito interessante a notícia do ataque dos tubarões na praia pernambucana e recebemos muita informações a respeito. Achamos um absurso que a população não respeita os avisos e entram mesmo assim nas águas da praia. A população deveria respeitar as placas de avisos sobre o perigo de ataques de tubarões . Acreditamos que as autoridades deveriam colocar vigilância e novas placas nos locais onde há mais pessoas e onde ocorre a maioria dos ataques de tubarões. Obrigada por nos informar sobre a noticia. Alunos da sala 5º ano B. Abraços

  • RAFAEL Assalie

    1 ano atrás

    se eu estivesse perto, iria sair nadando e pedindo ajuda. se ele estivesse longe, eu ficaria boiando.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido