ROBÔ DESCOBRE MAIS DE 100 POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES MARINHAS NO CHILE 

Um estudo divulgado pelo Schmidt Ocean Institute (Instituto Oceânico Schmidt, em tradução livre), em 22 de fevereiro, revelou que um robô subaquático pode ter encontrado mais de cem novas espécies marinhas, incluindo corais e esponjas-do-mar. A expedição ocorreu na costa do Chile, entre os dias 8 de janeiro e 11 de fevereiro. Até o fechamento desta edição do Joca, os cientistas estavam avaliando o material genético das criaturas encontradas. 

FONTES: ESTADÃO E SCHMIDT OCEAN INSTITUTE.

“PANDA-ESQUELETO-DO-MAR” É ENCONTRADO NO JAPÃO 

Em 1º de fevereiro, a revista Species Diversity divulgou a descoberta do Clavelina ossipandae, nome científico dado a pequenas criaturas de 2 centímetros, apelidadas de “pandas-esqueleto-do-mar”. Os animais têm manchas que lembram a face de um panda e uma estrutura transparente que revela uma espécie de esqueleto interno. O estudo foi publicado por pesquisadores e professores da Hokkaido University, com os animais sendo descobertos em uma ilha da cidade de Kumejima, no Japão. 

FONTES: G1 E SPECIES DIVERSITY.

#pracegover: o panda-esqueleto-do-mar é um animal branco e está no fundo do mar. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

CIENTISTAS ESTUDAM PEIXE BARULHENTO 

Em Berlim, na Alemanha, pesquisadores chegaram à conclusão de que peixes da espécie Danionella cerebrum, de apenas 12 milímetros, são capazes de emitir sons tão altos quanto uma britadeira, alcançando até 140 decibéis. Segundo estudo publicado em 26 de fevereiro na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), esses animais produzem ruídos por um órgão chamado bexiga natatória. Os sons também são uma forma de comunicação. 

FONTES: G1 E PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido