Nações integrantes e aliadas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) anunciaram, em 2 de abril, um corte na produção de petróleo de mais de um milhão de barris por dia. Essa redução começa a valer em maio e deve se estender até o fim do ano. Segundo especialistas, a medida pode aumentar o valor de diversos produtos que usam o petróleo como matéria-prima, desde combustíveis para carros até brinquedos.

O principal objetivo da redução na produção é evitar a queda no preço desse produto — quanto mais disponível um item está no mercado, mais baixo é seu preço. A decisão da Opep+ está ligada ao atual cenário de desaceleração da economia mundial, o que leva a um consumo menor de petróleo. Segundo Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), um terço da economia mundial deve recuar neste ano.

Cortes na produção de petróleo já aconteceram antes. Em outubro de 2022, por exemplo, países anunciaram a redução de 2 milhões de barris por dia. Durante 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, a Opep+ reduziu a produção em mais de 9 milhões de barris diários.

Consequências mundiais
Em entrevista ao Joca, André Perfeito, economista e mestre em economia política pela PUC-SP, explicou que os impactos da redução serão sentidos em várias áreas. “Pode encarecer o preço de tudo. Mas, no Brasil, não deve encarecer tanto porque a inflação está sendo controlada e a gente tem a Petrobras, que ajuda um pouco. No entanto, de forma geral, se o preço do petróleo aumenta, sobe o preço de tudo.”

A Petrobras é uma empresa brasileira produtora de petróleo. No contexto mundial de aumento do preço desse recurso, existe uma pressão para que a companhia não suba tanto o preço no país para que o impacto seja menor ao consumidor final. 

Em janeiro, bombas de combustível em Miami, nos Estados Unidos. O país registrava aumento no preço da gasolina em relação ao mês anterior devido à subida nos valores do petróleo | #pracegover: Imagem de bombas de combustível. Cada bomba é de uma cor: há uma verde, duas brancas e uma vermelha. Cada um indica um preço. Crédito de imagem: Joe Raedle/Getty Images

O QUE É A OPEP+? 
Organização originalmente formada por 13 países produtores e exportadores de petróleo: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Guiné Equatorial, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, República do Congo e Venezuela. O grupo foi criado, em 1960, com o objetivo de controlar a oferta e o preço do petróleo mundial. Essas nações produzem cerca de 30% do petróleo bruto do mundo. Em 2016, a entidade anunciou novos acordos com outros dez países produtores de petróleo, como a Rússia, estabelecendo a Opep+.

Glossário

Barril de petróleo: unidade de medida que corresponde a cerca de 159 litros.

Fundo Monetário Internacional (FMI): órgão que atua para assegurar a estabilidade financeira mundial. Inflação: aumento generalizado dos preços.

Fontes: BBC, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, G1 e Opep+.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido