onda de frio brasil 188
O Distrito Federal teve o dia mais frio de sua história com a marca de 1,4ºC. / #pracegover: mulher bem agasalhada e com cachecol segura as mãos em frente ao corpo por conta do frio. Crédito de imagem: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Na semana de 15 de maio, uma extensa massa de ar frio chegou ao Brasil, atingindo boa parte do país. O cenário foi potencializado pela tempestade subtropical Yakecan, que trouxe rajadas de vento de até 110 quilômetros por hora nas regiões litorâneas do Sul.

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, algumas cidades registraram neve (a primeira do ano em solo brasileiro) e fortes correntes de ar. A partir de 18 de maio, a massa fria foi empurrada para o centro e sudoeste do Brasil, alcançando até alguns estados do norte, como Acre, Rondônia e a parte sul do Amazonas.

Em alguns locais, os termômetros bateram recordes. Foi o caso do Distrito Federal que, em 19 de maio, teve o dia mais frio da sua história: 1,4 grau Celsius (oC). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas registradas neste outono foram, de fato, inusitadas. No entanto, em poucos municípios elas foram inéditas — como no caso do DF. Bom Jardim da Serra (SC), por exemplo, marcou -2,4°C em 17 de maio. Em 2021, porém, chegou a fazer -5,77°C na manhã de 26 de maio por lá.

O que é a tempestade subtropical Yakecan?
O nome Yakecan significa, em tupi-guarani, “o som do céu” e foi escolhido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (responsável por analisar dados geográficos marinhos). Como ciclones e tempestades tropicais podem durar bastante, seus nomes costumam ser curtos para evitar confusão.

O Yakecan havia sido classificado como ciclone, mas foi reclassificado pela Marinha como tempestade. A principal diferença é que uma tempestade é mais forte e potente do que um ciclone.

Uma tempestade subtropical é aquela desenvolvida sobre o oceano em regiões de latitudes médias. Ela é formada pelo contraste entre massas de ar frio e quente. É distinta da tempestade extratropical porque encontra águas mais aquecidas na superfície do mar. Isso a deixa mais potente.

Glossário

Latitude: distância entre um ponto da superfície da Terra e a Linha do Equador. Latitude média é a área que fica entre os trópicos e as regiões polares.

Fontes: Climatempo, Exame, Inmet, O Globo, Record News e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Jacques

    1 ano atrás

    Top

  • melissaarruda

    1 ano atrás

    Eu gostei muito

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido