fenômenos frio 188
#pracegover: imagem de floco de neve ampliado. Créditos de imagem: AARON BURDEN E PRAVEEN KUMAR MATHIVANAN_UNSPLASH

Nevoeiro
Parece uma nuvem, mas bem próxima do solo. É um aglomerado de gotículas de água que ficam flutuando perto da superfície, dificultando a visão. Para isso ocorrer, deve haver uma combinação de fatores: umidade relativa do ar acima de 90%, baixa temperatura e pouco vento. Também é chamado de neblina.

Geada
Trata-se de uma fina camada de gelo que se forma em superfícies quando o ar está bastante úmido e a temperatura cai muito. É comum ver a geada em plantas, carros e janelas. Existem dois tipos: a geada branca e a negra. A geada negra é mais severa, responsável por destruir vegetações e preocupar agricultores.

Sincelo
Similar à geada, mas ainda mais fino. Acontece, normalmente, em dias com nevoeiro, em que a temperatura fica entre -2ºC e -8ºC (graus Celsius). A versão mais branda do sincelo é chamada de escarcha.

Neve
Aglomerado de cristais de gelo que surgem dentro de nuvens com temperaturas abaixo de 0ºC. Também pode ocorrer quando o termômetro cai abruptamente. É preciso que a temperatura entre a nuvem e o solo esteja abaixo de zero, ou perto disso, para que a neve não derreta ao cair.

Chuva congelante
Acontece quando as gotas da chuva caem com o núcleo congelado envolvido por uma camada de água. Quando a gota encosta em uma superfície, ela se espalha e congela por inteiro. Isso é perigoso, pois pode fazer com que, por exemplo, os fios dos postes de luz fiquem congelados e cedam com o peso.

Chuva congelada
Ocorre quando a neve cai da nuvem e passa por uma camada de ar mais quente, derretendo; depois, porém, volta a passar por uma camada de ar frio, congelando novamente antes de encostar no chão. Isso dá a ela uma textura diferente, que não parece granizo ou neve.

Frente fria
Quando o ar quente é empurrado pelo ar frio, que toma o seu lugar. Cientistas conseguem observar de onde as frentes frias estão vindo e para onde elas estão se dirigindo. Assim, antecipam que vai esfriar em determinada região.

Fontes: G1, R7, Brasil Escola, USP, Mundo Educação, Nova Escola, Terra e Folha de S.Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido