Por Pedro Oliveira

De acordo com estudo publicado em 29 de fevereiro na revista científica The Lancet, o mundo chegou a um bilhão de pessoas com obesidade em 2022. O levantamento, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou também que, entre 1990 e 2022, o número de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos obesos aumentou acima de 400% — ou mais do que quintuplicou.

Ao todo, são cerca de 880 milhões de adultos e 160 milhões de jovens vivendo com obesidade. De acordo com a OMS, o sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de doenças como diabetes, hipertensão (aumento da pressão sanguínea), alguns tipos de câncer e problemas no coração.

Ainda segundo o órgão, os dados mostram que o sistema alimentar no mundo não está oferecendo dietas nutritivas às crianças e que os sistemas de saúde só focam em tratar a obesidade após o surgimento de doenças. Para a OMS, o correto seria abordar a obesidade antes do aparecimento desses problemas.

#pracegover: na foto é possível ver apenas as pernas da criança, que usa uma calça jeans, pesando-se em uma balança branca. Crédito de imagem: Getty Images/Istockphoto

Nutrição e ganho de peso 

O estudo também constatou um crescimento da desnutrição: de 45 milhões de pessoas em 1990 para 183 milhões em 2022. Desnutrição ocorre quando alguém tem deficiência de macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e/ou micronutrientes (vitaminas e minerais), independentemente do peso.

Para os pesquisadores, a má nutrição tem relação direta com o aumento dos casos de obesidade, visto mesmo em países mais pobres. O levantamento mostra que a falta de oferta de alimentos saudáveis e o preço elevado para manter uma alimentação nutritiva são os principais desafios nessas nações. Além disso, destaca que a publicidade de opções não saudáveis afetou o aumento da procura por esse tipo de comida.

Em entrevista ao Joca, Maria Rita Marques de Oliveira, professora do curso de nutrição da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ressaltou que é necessário transformar os ambientes que apresentam risco alimentar, principalmente aqueles frequentados por crianças. A especialista cita, por exemplo, que elas têm fácil acesso a alimentos ricos em açúcar nos mercados e shoppings. Além disso, crianças reproduzem a alimentação dos adultos com quem convivem.

O QUE SÃO SOBREPESO E OBESIDADE?

Os dois se referem ao acúmulo excessivo de gordura corporal. A diferença é a quantidade desse excesso e, assim, sua gravidade — quem tem obesidade possui mais gordura corporal do que quem tem sobrepeso. Um dos métodos usados para saber se uma pessoa tem sobrepeso ou obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia a relação entre peso e altura.

Nos adultos, isso é feito por meio do seguinte cálculo: peso (em quilos) dividido pela altura (em metros) ao quadrado (peso/altura2). Veja como funciona:

IMC = peso/altura2
Abaixo do peso = menos de 18,5
Peso normal = entre 18,6 e 24,9
Sobrepeso = entre 25 e 29,9
Obesidade = a partir de 30

A conta para as crianças ainda considera a idade e se é menina ou menino. Use o QR code para acessar a calculadora da Associação Brasileira de Nutrologia com a fórmula. 

No entanto, o IMC não deve ser utilizado como único dado. Pode ser, por exemplo, que o peso de uma pessoa seja em boa parte formado por massa magra (músculos). Apenas um médico pode fazer o diagnóstico correto.

#pracegover: ilustração de uma mulher usando camiseta e shorts cor-de-rosa, acima de uma balança e demonstrando preocupação. Crédito de imagem: Getty Images

COMO EVITAR A OBESIDADE? 

É essencial ter uma alimentação rica em nutrientes e praticar exercícios físicos regularmente. Para crianças e adolescentes, a nutricionista Maria Rita destaca um programa da OMS chamado 5 ao Dia. De acordo com ele, cada pessoa deve consumir pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras diariamente. “É uma reeducação do paladar para sentir prazer em comer alimentos que fazem bem à saúde”, explica ela.

CENÁRIO BRASILEIRO 

De acordo com uma projeção da Federação Mundial da Obesidade, até 2035, 50% dos adolescentes e crianças brasileiros podem conviver com sobrepeso ou obesidade. A informação foi divulgada em 1º de março, no “Atlas mundial da obesidade 2024”. 

A previsão é de que, a cada ano, a taxa de crianças e adolescentes com obesidade ou sobrepeso aumente 1,8%. Entre os adultos brasileiros, o documento prevê um crescimento anual de 1,9%.

FONTES: BBC BRASIL, CNN BRASIL, FOLHA DE S.PAULO, GOVERNO FEDERAL, METRÓPOLES, REDE D’OR SÃO LUIZ, ONU, PORTAL DRAUZIO VARELLA, THE LANCET E UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Ting Shin

    3 semanas atrás

    isso é muito importante

  • 1 mês atrás

    é importante compartilhar isso!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido