Animação é dirigida por Hayao Miyazaki, vencedor do Oscar. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

No dia 7 de janeiro, foi realizada a 81ª edição do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações do mundo do entretenimento, que elege os melhores filmes, séries, animações e curtas-metragens (filmes de menor duração) lançados no ano anterior. A cerimônia, que abriu a temporada de entrega de prêmios de 2024, foi realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Quem levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Animação foi O Menino e a Garça, produção do Studio Ghibli dirigida por Hayao Miyazaki, vencedor do Oscar e responsável por outras famosas animações como A Viagem de Chihiro (2001) e Meu Amigo Totoro (1988). O Studio Ghibli, criado em 1985, também é idealizado por Hayao e considerado um dos mais tradicionais estúdios de animação japonesa. As produções se destacam por uma estética bastante única e por tratar de temas que envolvem o amadurecimento pessoal e o contexto cultural japonês de forma sensível e artística. 

Em O Menino e a Garça é contada a história de um garoto de 12 anos, Mahito, que se muda para o campo após perder a mãe durante os conflitos da Segunda Guerra Mundial. Em sua nova casa, Mahito entra em uma aventura que o leva a conhecer a figura misteriosa de uma garça e outros personagens. A vitória do filme na premiação é um feito inédito: a animação foi o primeiro anime (animação japonesa) a vencer um Globo de Ouro na categoria Melhor Animação.

O anime de Hayao Miyazaki tem estreia prevista no Brasil para março deste ano, segundo a Sato Company, que produziu a obra. A classificação indicativa é de 13 anos — os mais novos só podem assistir acompanhados por um responsável.




Glossário: 

Segunda Guerra Mundial: conflito militar (1939 – 1945) que envolveu diferentes nações de todo o mundo, em duas alianças opostas, após o surgimento de regimes totalitários na Alemanha, em especial o nazismo. 


Fontes: Jovem Nerd, Adoro Cinema, Universo do Cinema e Studio Ghibli Brasil.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido