Taylor Swift recebe Grammy de Álbum do Ano 
A 66ª edição do Grammy Awards, premiação mais importante da música, foi em 4 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na categoria Álbum do Ano, a vencedora foi Taylor Swift, com Midnights — é o quarto troféu da artista nessa categoria, o que a tornou a pessoa mais premiada da história do Grammy de Álbum do Ano, ultrapassando nomes como Stevie Wonder e Frank Sinatra. Taylor aproveitou a cerimônia para anunciar que o novo trabalho, The Tortured Poets Department (“o departamento dos poetas atormentados”, em tradução livre), será lançado em 19 de abril. 
FONTES: CNN BRASIL E FOLHA DE S.PAULO.

#pracegover: a cantora Taylor Swift usa vestido branco. Ela segura, em uma das mãos, o troféu do Grammy, que tem formato de gramofone e é dourado. Crédito de imagem: John Shearer/Getty Images for The Recording Academy

Oscar divulga lista de indicados 
Em 23 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de finalistas do Oscar, a maior premiação do cinema. Na categoria Melhor Animação concorrem filmes como Elementos (Pixar), Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony) e O Menino e a Garça (Studio Ghibli). A Disney Animation, que quase sempre é uma das favoritas, ficou de fora neste ano, pois Wish: o Poder dos Desejos foi mal-recebido pelos especialistas. A cerimônia de premiação será em 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
FONTES: BBC E OSCAR.

São Paulo é campeão da Supercopa 
No dia 4 de fevereiro, o São Paulo venceu o Palmeiras e se tornou campeão da Supercopa Rei de futebol masculino. O jogo foi no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), terminou empatado em 0 a 0 e foi resolvido nos pênaltis. O feito dá ao São Paulo o título de “campeão de tudo”, como são chamados os times que já venceram os principais campeonatos, incluindo estadual, Libertadores, mundial, Sul-americana, Recopa, Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa. 
FONTES: ESPN E UOL.

#pracegover: time do São Paulo, que veste camiseta nas cores branca, vermelha e preta, está celebrando com o troféu na mão de um dos jogadores. Crédito de imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Agricultores protestam na Europa 
Desde 1º de fevereiro, diversos países europeus, como França, Bélgica, Espanha e Romênia, viraram palco de protestos de agricultores. Em Bruxelas, capital belga, manifestantes jogaram ovos no parlamento (onde ficam os políticos) e acenderam fogueiras. Eles estão insatisfeitos com novas leis e burocracias adotadas por todo o continente para diminuir os impactos ambientais do setor. Os manifestantes argumentam que as medidas reduzem seu lucro, impedindo que trabalhem corretamente. Alguns políticos, como Gabriel Attal, primeiro-ministro da França, anunciaram que vão atender a algumas das demandas, mas, até o fechamento desta edição, nenhuma ação tinha sido tomada. 
FONTES: CNN BRASIL, EXAME E PODER360.

Istambul foi a cidade mais visitada por turistas em 2023
A empresa Euromonitor International, que realiza pesquisas de mercado e consumo, divulgou, em 4 de fevereiro, a lista dos dez lugares mais visitados por turistas em todo o mundo em 2023. Quem assumiu a liderança foi Istambul, uma das cidades mais importantes da Turquia, com 20,2 milhões de visitantes de outros países no ano passado. Ela foi seguida por Londres (Inglaterra), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Antália (Turquia) e Paris (França). A pesquisa também mostrou que 2023 teve um aumento de 38% em viagens internacionais em comparação com 2022. 
FONTES: EUROMONITOR INTERNATIONAL E O GLOBO.

#pracegover: vista panorâmica de parte da cidade de Istambul mostra diversas construções e barcos na água. Crédito de imagem: Getty Images/iStockphoto

Chile enfrenta fortes incêndios florestais 
Incêndios florestais que atingem o Chile passaram a ficar mais intensos em 2 de fevereiro. Até o fechamento desta edição, foram confirmadas 112 mortes e centenas de desaparecidos, com o país em estado de emergência. É o pior desastre natural da nação desde 2010. As regiões mais afetadas incluem destinos turísticos como Viña del Mar e Valparaíso. Segundo o governo chileno, ainda será investigado se os incêndios foram intencionais, mas, por enquanto, o fenômeno é considerado uma das consequências das fortes ondas de calor que atingem o país desde 2023. 
FONTES: BBC, CNN E G1.

#pracegover: bombeiros estão próximos da floresta, que pega fogo. Crédito de imagem: reprodução

Guinness volta atrás no título de “cão mais velho do mundo” 
Em 16 de janeiro, o Guinness World Records Book (livro dos recordes) suspendeu o título de “cachorro mais velho do mundo” dado a Bobi, cão da raça portuguesa rafeiro alentejano que morreu, em 2023, supostamente aos 31 anos. Em entrevista à agência de notícias AFP, um representante do Guinness declarou que a instituição está verificando a idade do cachorro ao morrer, por isso tomou a medida. Leonel Costa, tutor de Bobi, alega que a desconfiança é “infundada” e que o processo de comprovação da idade durou quase um ano. 
FONTES: BBC, ESTADÃO E YAHOO.

#pracegover: Bobi está parado. Ele tem pelo marrom. Crédito de imagem: reprodução X
O Japão se tornou, em 19 de janeiro, o quinto país a conseguir pousar uma sonda na Lua. O módulo Slim, da missão Moon Sniper, está neste momento andando no satélite natural da Terra, estudando formações rochosas e investigando os mistérios da origem da Lua. FONTES: FORBES E JAXA | #pracegover: a sonda é uma objeto amarelo e quadrangular. A foto mostra a sonda parada na superfície da Lua. Crédito de imagem: Jaxa

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 217 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido