Por Joanna Cataldo

Uma nova forma de avaliar e classificar agrotóxicos no Brasil foi aprovada e publicada no Diário Oficial da União, no dia 31 de julho. Antes, um produto podia ser classificado em até quatro categorias: pouco tóxico, medianamente tóxico, altamente tóxico e extremamente tóxico. Com a regulação nova, o número de classes passou para cinco: improvável de causar dano agudo, pouco tóxico, moderadamente tóxico, altamente tóxico e extremamente tóxico, além da categoria “não classificado”.

Com a medida, 1.942 produtos foram avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e 1.924 mudaram de classificação. Hoje, há 2.201 agrotóxicos disponíveis para compra no país.

O que mudou?

Antes das novas regras, para ser classificado como extremamente tóxico, o produto não necessariamente precisaria levar à morte. Agrotóxicos que causavam lesões ou irritação severa também entravam nessa categoria.

Agora, os produtos que causam irritação severa, mas sem risco de morte, passam a entrar em categorias como “moderadamente tóxico”, “pouco tóxico” ou “improvável de causar dano agudo”. Apenas será enquadrado como “extremamente tóxico” ou “altamente tóxico” o produto que levar à morte se for ingerido, inalado ou entrar em contato com a pele.

Posição do governo e críticas Segundo a Anvisa, a nova regulamentação tem como objetivo fazer com que o Brasil siga os mesmos padrões de classificação do Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS – Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), adotado por países da União Europeia e Ásia.

“O novo marco atualiza e torna mais claros os critérios de avaliação e classificação de toxicidade dos produtos.

Agricultor coloca produtos em plantações. Foto: GettyImage
#pracegover: uma pessoa usando roupas de proteção branca coloca produtos em plantações. Nas costas, ele usa uma espécie de mochila de plástico verde, onde está o produto usado. Foto: Getty Images.

Também estabelece mudanças importantes no rótulo dos produtos, com a adoção do uso de informações, palavras de alerta e imagens que facilitam a identificação de perigos à vida e saúde humana”, respondeu a Anvisa em nota ao Joca.

A medida, porém, foi criticada por entidades de saúde, que alegam que as novas regras podem colocar em risco o bem-estar das pessoas que produzem os alimentos e das que os consomem. “Com essa decisão, o número de produtos classificados como extremamente tóxicos caiu de 702 para 43. O restante foi para a classe pouco tóxica ou equivalente. Isso é muito preocupante”, diz Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. “No momento em que eu digo que um item passou a ter classificação de pouco tóxico, ele deixa de ser identificado pelo produtor como algo problemático  para a saúde, embora seja corrosivo para os olhos e a pele, por exemplo”, completa.

Saiba mais sobre agrotóxicos

O que são? Produtos químicos que servem para matar pestes (como fungos e insetos) que prejudicam a saúde de plantações.

Por que são polêmicos? Produtores agrícolas afirmam que os agrotóxicos são necessários para controlar pestes que prejudicam as plantações, que, por sua vez, fornecem comida para a população e geram alimentos que contribuem para o crescimento da economia do país. No entanto, alguns grupos alegam que eles podem trazer danos à saúde de quem produz e consome os alimentos.

Quem avalia se um agrotóxico é seguro? Um agrotóxico só pode ser usado no Brasil se seguir as exigências estipuladas pelos órgãos do governo. Para que um produto seja aprovado, ele é avaliado pelo Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama.

Tabela-categorias-agrotoxicos
#pracegover: uma tabela, divida nas cores vermelho, amarelo, azul e verde, mostram os níveis de classificação dos agrotóxicos, divididos em cinco categorias, além de uma categoria chamada de “não classificado”. A tabela traz as seguintes informações em texto: categoria 1 – extremamente tóxico – perigo – fatal se: ingerido, em contato com a pele, inalado; categoria 2 – altamente tóxico – perigo – fatal se: ingerido, em contato com a pele, inalado; categoria 3 – moderadamente tóxico – perigo – tóxico se: ingerido, em contato com a pele, inalado; categoria 4 – pouco tóxico – cuidado – nocivo se: ingerido, em contato com a pele, inalado; categoria 5 – improvável de causar dano – sem símbolo – cuidado – pode ser perigoso se: ingerido, em contato com a pele, inalado; não classificado – não classificado – sem advertência. Foto: reprodução.

Saiba mais sobre uso de agrotóxicos e meio ambiente no site do Joca: jornaljoca.com.br

Fontes: Anvisa, Nexo, Ministério da Agricultura, Ministério do Meio Ambiente, Folha de S. Paulo e O Globo

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido