A vacina Qdenga é destinada ao público de 4 a 60 anos. Crédito de imagem: Getty Images

Em 2 de março, foi aprovada, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma nova vacina contra a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Chamada de Qdenga, a vacina pode ser tomada por pessoas de 4 a 60 anos. Este é o segundo imunizante contra a doença registrado no Brasil. 

A vacina, desenvolvida pela empresa Takeda, possui quatro sorotipos (grupo de micro-organismos) do vírus causador da doença. Assim, a dose garante uma eficácia maior na proteção e criação de anticorpos contra a dengue. Estudos e testes mostraram eficácia geral de 80,2% da Qdenga. 

Além disso, o imunizante pode ser aplicado em um público maior do que o da antiga vacina registrada no Brasil, a Dengvaxia, que podia ser tomada apenas por quem já houvesse contraído a doença e possuísse de 9 a 45 anos.

Como funciona a Qdenga?

A nova vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. Na composição, ela traz o vírus enfraquecido e vivo. Desse modo, ao receber a dose, o corpo humano é capaz de desenvolver anticorpos para responder à doença. Assim, caso haja contato com o vírus da dengue, quem tomou a vacina já terá proteção.

Apenas em 2022, cerca de mil pessoas morreram no Brasil em consequência da dengue, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com a aprovação da Anvisa, a vacina poderá ser distribuída pelas redes pública, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e privada de saúde, com previsão de chegada para o segundo semestre deste ano.

Glossário: 

Anticorpos: proteínas que avisam o sistema imunológico (sistema de defesa do corpo humano) quando há algum agente desconhecido (vírus ou bactéria) no organismo.

Fontes: Viva Bem UOL, Gov.br e Canaltech.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Armando Shibata

    1 ano atrás

    Finalmente uma vacina para a dengue.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido