A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 2 de março, o uso de uma nova vacina contra a dengue. A Qdenga foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e é o primeiro imunizante autorizado anvisa aprova vacina contra a dengue para pessoas que nunca tiveram a doença. Antes, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, que é indicada apenas para quem já contraiu o vírus e tem como função evitar formas graves da doença no caso de uma reinfecção. 

A Qdenga é recomendada para indivíduos entre 4 e 60 anos e será aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Tanto as pessoas que já tiveram a doença como quem nunca contraiu o vírus podem se vacinar com o imunizante.

Os cientistas do Takeda Pharma informaram que, durante os testes em seres humanos, a Qdenga preveniu 80% dos casos da doença.

Tempo para produção
Em entrevista ao Joca, Raquel Stucchi, médica infectologista e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou coment á rios que surgiram recentemente, questionando os motivos de a vacina da dengue ter levado muito mais tempo para ficar pronta do que a da covid-19: ‘‘Uma das grandes dificuldades era que a vacina protegesse contra os quatro tipos de dengue. Esse foi o grande desafio: encontrar um imuniza nte que fosse eficaz, seguro e que pudesse ser feito para uma população que já teve ou não a doença”.

#pracegover: mosquito da dengue picando a pele de uma pessoa. Crédito de imagem: FREEPIK E FABIO RODRIGUES POZZEBOM/FOTOS PÚBLICAS

A inda não há prazo para que a Qdenga seja oferecida gratuitamente para a população, mas ela deve chegar aos laboratórios privados no segundo semestre deste ano.

Fontes: Fiocruz, G1, Ministério da Saúde e TV Globo.


BRASIL COMEÇA A APLICAR VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19
No dia 27 de fevereiro, o país iniciou a imunização contra a covid-19 usando uma vacina atualizada em relação aos imunizantes existentes. Conhecida como bivalente, ela protege contra a forma original do novo coronavírus e a variante ômicron. As primeiras pessoas a receber o imunizante são idosos, gestantes e grupos considerados vulneráveis.

#pracegover: mão de um profissional de saúde segura uma seringa para retirar o líquido da vacina de dentro do vidro. O vidro é transparente, com a tampa prateada. A seringa também é prateada. Crédito de imagem: Getty Images

Fontes: CNN Brasil e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 201 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Vacina contra a dengue chega ao sistema público brasileiro - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Anvisa aprova vacina contra a dengue […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido