Desde 8 de março, a cidade do Rio de Janeiro dispõe de um novo espaço cultural, o Museu do Jardim Botânico. Com entrada gratuita, o local é composto por 14 salas e funciona em um casarão do século 20. 

Três das salas exibem instalações do artista brasileiro e ativista dos direitos indígenas Denilson Baniwa. Uma delas é Muputyra – Nascer em Flores, que aborda o cotidiano dos povos originários e a natureza. 

#pracegover: na instalação Sumaúma, os visitantes acompanham o crescimento da árvore amazônica em 360 graus, passando pelas etapas de semente, formação das raízes e crescimento. Crédito de imagem: RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO

Ainda há mostras temporárias e, logo na entrada, uma exposição fixa elaborada por um comitê de funcionários e pesquisadores do local. Ali fica Sumaúma: Copa, Casa, Cosmos, obra de Estevão Ciavatta com narração da atriz e apresentadora Regina Casé. Trata-se de uma imersão na sumaúma, árvore amazônica que integra a coleção viva do Jardim Botânico. O público consegue acompanhar, em projeções, o crescimento da planta em 360 graus.

#pracegover: sala de leitura e contação de histórias tem uma parede repleta de livros e uma grande mesa de madeira no centro. RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO

Ainda há espaço de leitura, com obras da Biblioteca Barbosa Rodrigues, do próprio Jardim Botânico, áreas para receber eventos e um laboratório em que os visitantes poderão observar, por exemplo, a representação de uma célula vegetal.

O projeto recebeu patrocínio de 12 milhões de reais da Shell, empresa multinacional do ramo do petróleo. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável por cuidar do museu.

#pracegover: parte da exposição Muputyra – Nascer em Flores, com ilustrações impressas em tecidos sobre plantas, flores, seres visíveis e invisíveis que habitam o cotidiano indígena. Crédito de imagem: RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO

MUSEU DO JARDIM BOTÂNICO 

ONDE FICA: rua Jardim Botânico, 1.008, Rio de Janeiro (RJ)
FUNCIONAMENTO: todos os dias (exceto quartas-feiras), das 10h às 17h, com a última entrada às 16h
ENTRADA: gratuita, mediante retirada de ingresso pelo site bit.ly/3PlxubI.

FONTES: ESTADÃO, G1 E SHELL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido