Em 18 de fevereiro, morreu o empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, em São Paulo (SP). Abilio foi um dos fundadores do Grupo Pão de Açúcar (GPA), considerado um dos principais conglomerados varejistas do setor alimentício no Brasil. 

Segundo nota divulgada pela família, o empresário faleceu em decorrência de insuficiência respiratória, causada por uma pneumonite (inflamação nos pulmões). “Sua contribuição significativa para o crescimento e a consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e suas inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirando gerações”, declarou a assessoria do grupo. 

#pracegover: a imagem mostra apenas parte do corpo de Abilio, do tronco para cima. Ele veste camisa azul-marinho, está parado e com a mão direita no queixo. No rosto usa óculos de grau. Crédito de imagem: reprodução X

TRAJETÓRIA 
Nascido na cidade de São Paulo e filho de imigrantes portugueses, Abilio começou a ajudar o pai no supermercado da família aos 13 anos. Depois, o que teve início como uma padaria se transformou no GPA. 

Formado, em 1959, em administração de empresas, pela Fundação Getulio Vargas, Abilio viria a fazer parte, na década de 1980, do Conselho Monetário Nacional (CMN), do governo brasileiro, e, anos depois, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Glossário

Varejo: forma de venda de serviços e produtos em pequenas quantidades feita diretamente ao consumidor final, sem intermediários. 

FONTES: FORBES, FGV, O GLOBO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 218 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido