Crédito da imagem: Getty Images

Os polvos estão entre os animais invertebrados (que não possuem ossos) mais inteligentes. Testes em laboratórios mostraram que eles são capazes de usar o sistema de tentativa e erro para encontrar soluções para problemas. Esses animais também chamam a atenção por serem muito curiosos, aproximando-se de mergulhadores e até trocando carinhos e afagos.

Mas, por trás desse comportamento incrível, os polvos podem esconder algumas surpresas. Eles têm um bico parecido com o de um papagaio, que pode provocar cortes bastante doloridos na pele de uma pessoa.

Os tentáculos também são perigosos. Dependendo do tamanho do polvo, ele pode envolver uma pessoa com os tentáculos usando muita força e deixando marcar profundas na pele.

Algumas espécies de polvos são venenosas. É o caso do polvo-de-anéis-azuis, considerado um dos animais mais venenosos do mundo. Ele mede entre 12 e 22 centímetros, mora na costa da Austrália e sua saliva pode matar um ser humano pessoa em poucos minutos.

Vale lembrar que esses animais contêm sistema de defesa e podem atacar quando se sentem ameaçados. Por isso o certo é nunca se aproximar de um polvo, deixando que ele viva em paz.

Pergunta enviada pelo leitor João Vicente G.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluno_somar5 aluno_somar5

    4 dias atrás

    eu gostei

  • aluno_somar5 aluno_somar5

    4 dias atrás

    achei muinto legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido