Estação de bicicletas do Gira, em Lisboa (Portugal). Crédito de imagem: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images/reprodução

Uma proposta aprovada em novembro de 2022, na Câmara Municipal de Lisboa, capital portuguesa, determinou que estudantes de até 23 anos e idosos acima de 65 tenham acesso gratuito a bicicletas para circular pela cidade. A medida entrou em vigor no dia 26 de maio e vale para todos dentro da idade adequada que tenham vale-transporte (municipal ou metropolitano) e o aplicativo Gira (serviço responsável pela gestão das bicicletas) baixado no celular.

Até o momento, a frota é composta por 146 bicicletas (na maioria, elétricas) distribuídas em 146 estações. A medida aprovada em 2022 prevê que, futuramente, todos os cidadãos com residência em Lisboa tenham direito ao benefício. Hoje, é possível solicitar o acesso gratuito ao serviço em um dos três pontos de atendimento da Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel).

Segundo Carlos Moedas, presidente da Câmara da cidade, a medida é um passo importante para o processo de descarbonização da capital. “Há poucas cidades na Europa em que as bicicletas da cidade sejam gratuitas. E Lisboa tem de ser uma cidade neutra em carbono até 2030”, disse em comunicado da prefeitura.

“O caminho da luta climática passa pelas pessoas sentirem que ela também lhes traz benefícios”,

disse Carlos Moedas.

O que é descarbonização?

Carbono é um elemento químico emitido por veículos que usam combustíveis fósseis (materiais produzidos por meio da decomposição de seres vivos, capazes de gerar energia), como carros e motos.

Descarbonização é processo que reduz a emissão de carbono de uma empresa, atividade ou local, por meio de soluções alternativas à queima de combustíveis fósseis. São exemplos de combustíveis fósseis: carvão mineral, petróleo e gás natural. Isso é importante, pois grandes quantidades de gás carbônico podem prejudicar o meio ambiente.

Fontes: prefeitura de Lisboa e Gira.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • RENATA CRISTINA PANZA

    10 meses atrás

    Achei a notícia muito legal, para a população e para a saúde. Queria que fizessem para outras idades e para outros países. Luísa, 8 anos Eu gosto de bicicleta porque é eficiente e bom para o planeta Terra. João, 8 anos Eu gostei muito da novidade e gostaria que a ideia viesse para o Brasil. Que os políticos pensassem na saúde da população. Amanda, 8 anos Eu achei interessante e acho que devem colocar para todas as idades. Gabriel, 8 anos Achei interessante e fascinante. O meio ambiente agradece! Heitor, 8 anos Adorei a reportagem, interessante para melhorar o trânsito e saúde. Henrique, 8 anos Adorei a ideia para os estudantes, se estiver atrasado, conseguirá chegar mais rápido. Benjamin, 8 anos Achou bem interessante, assim, as pessoas gastam dinheiro com outras coisas. Leonardo, 8 anos

  • Jornal Joca

    10 meses atrás

    Oi, pessoal! Tudo bom? Obrigado pelos comentários. Adoramos saber a opinião de vocês sobre esse assunto. Abraços do Joca!

  • RENATA CRISTINA PANZA

    7 meses atrás

    Gostamos muito das reportagens abordadas pelo Jornal Joca.

  • RENATA CRISTINA PANZA

    10 meses atrás

    Achei interessante, os idosos se exercitando e os estudantes estão ficando saudáveis. Diminui a poluição e o mundo ficará mais saudável. Lívia, 8 anos Olá, Jornal Joca Eu gostei da notícia sobre as bicicletas em Lisboa. Acho que poderia ser igual no Brasil. As pessoas cuidam da saúde e diminuem a poluição. Colégio Básico, Marina Beatriz Cardoso Ferreira, 8 anos Olá, Jornal Joca, Eu gostei da reportagem, acho que a ideia poderia vir para o Brasil. Laís, 9 anos Olá, Jornal Joca, Sim, na minha opinião, acho bom. Tem muitas coisas que pode ajudar o meio ambiente. Gabriel Santini, 8 anos Olá Jornal Joca, Eu acho interessante porque achei legal e importante por causa da poluição. Helena, 8 anos Jornal Joca, Eu gostei da notícia, gostaria que fosse assim no Brasil. Bianca, 8 anos Jornal Joca, Adorei, ficou muito legal a cidade de Lisboa, incentivar o esporte. Victória, 8 anos Olá, Jornal Joca, Eu acho a ideia bem legal. Colocar as bicicletas para não poluir a cidade e o pais. Também ajuda as pessoas a se exercitarem para uma vida mais saudável. Poderia ser igual no Brasil, seria uma ótima ideia. Luna, 8 anos - 3º ano Colégio Básico de Campinas

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido