Cerca de 10 mil pessoas estão desaparecidas após tragédia. Crédito de imagem: reprodução X

No dia 10 de setembro, a Líbia foi atingida por uma tempestade tropical que provocou grandes enchentes após o rompimento de barragens (estruturas que seguram a passagem de fortes fluxos de água ou outros líquidos) na cidade de Derna, localizada na costa do país. A localidade é atravessada pelo rio Wadi Derna e, por isso, as barragens são essenciais para evitar inundações. 

Segundo autoridades da Líbia e porta-vozes dos serviços de emergência do governo de Trípoli, a projeção é de mais de 2.500 mortes, ainda sem uma contagem oficial, enquanto outras 10 mil pessoas estão desaparecidas e cerca de 7 mil, feridas. De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (CICV), o número de vítimas ainda deve aumentar. A tempestade foi batizada de “Daniel”.

Publicação da CNN Brasil com registros da tragédia na Líbia causada pela tempestade Daniel

Inúmeras casas foram completamente arrastadas pelas enchentes e pelo grande fluxo de água, deixando muitos cidadãos desabrigados. A quantidade de pessoas que ficaram desalojadas ainda é incerta. Hichem Abu Chkiouat, ministro da Aviação Civil e membro do comitê de emergência formado pela Líbia para gerenciar a crise, declarou à agência de notícias Reuters que em torno de 25% de Derna desapareceu completamente em meio à tragédia.

A cidade está com vários pontos sem acesso à internet e eletricidade, além de várias estradas bloqueadas, o que dificulta a comunicação e a chegada de ajuda e suprimentos. Os deslizamentos de terra também ocasionaram bloqueios que impedem o resgate de vítimas. A nação declarou zona de desastre em três áreas da província de Cirenaica, que engloba Derna, e pediu colaboração internacional para ações de resgate e emergência. 

Martin Griffiths, coordenador de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), publicou na rede social X que a instituição está mobilizando equipes de apoio. O embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Richard Norland, também anunciou no X que a embaixada produziu uma “declaração de necessidades humanitárias que autorizará o financiamento inicial” para que os EUA auxiliem financeiramente equipes de emergência. A União Europeia também declarou que enviará ajuda. 

Publicação de Martin Griffiths, coordenador de ajuda humanitária da ONU, sobre a tragédia na Líbia

A tempestade Daniel também atingiu outros países: Grécia, Turquia e Bulgária, vitimando 27 pessoas. Com menos força, a tempestade agora alcança o Egito. Mesmo com a menor intensidade de chuvas, o país está sob alerta.

Uma tempestade tropical é caracterizada por forte volume de chuvas e pela velocidade do vento. Segundo o Centro Meteorológico Regional Árabe, os ventos no centro da tempestade em Derna atingiram a marca de 85 quilômetros por hora (km/h), quando Daniel ainda avançava pelo Mar Mediterrâneo.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, CNN, Jornal Nacional, UOL, O Globo e BBC Brasil

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido