Crédito da imagem: Steinfeldt/Michael Ochs Archives/Getty Images

Em 2023, o movimento cultural do hip-hop completa 50 anos de história. Apesar de não haver uma única data que possa ser considerada o nascimento do estilo, muitos veem 11 de agosto de 1973 como o começo. Isso porque, nesse dia, foi organizada uma festa histórica no bairro do Bronx, em Nova York (Estados Unidos), com elementos clássicos do hip-hop: um DJ remixando dois discos de vinil ao mesmo tempo com técnicas exclusivas, dançarinos de break dance, produtores de grafite e mestres de cerimônia (MCs) improvisando rap.

Depois dessa festa, o gênero foi ganhando favoritismo entre comunidades de pessoas negras que viviam nos EUA, e logo se espalhou para outros países.

O que é hip-hop?

Hip-hop é um movimento cultural com origem nas comunidades negras dos Estados Unidos, na década de 1970. O estilo possui diversos elementos, como batidas características, rap (discurso rítmico e poético), arte urbana (como grafite em muros), conteúdos antirracistas, remixagem de discos, roupas e danças próprias do gênero, como o break.

Elementos do Hip Hop

Trecho da nossa publicação de 2019.

Break dance

Crédito da imagem: Raymond Boyd/Getty Images

Breaking, ou break dance, é uma dança inventada em Porto Rico, muito apresentada por artistas nas ruas. Ela tem como inspiração as artes marciais (atividades físicas inspiradas em movimentos de guerra), de modo que são comuns competições conhecidas como fights (que significa “brigas”, em inglês, mas são, neste caso, disputas), em que ganha o competidor que usar passos mais criativos e elaborados. Quem participa da dança é chamado de b-boy (no caso dos meninos) ou b-girl (para as meninas). 

Rap – MCs

Crédito da imagem: Raymond Boyd/Getty Images


A sigla MC, que vem de master of ceremony (mestre de cerimônias, em inglês), é o nome recebido pela pessoa que canta rap, estilo musical presente no hip-hop e que mescla ritmo e poesia. “Comecei a cantar com 6 anos em uma oficina sobre hip-hop em que aprendi os quatro elementos, mas gostei mais de ser MC”, explica MC Soffia, de 15 anos. “Gosto bastante da minha rotina porque pude aproveitar a minha infância ao mesmo tempo que fazia shows e dava palestras. Para mim, a parte mais divertida é ver que estamos conseguindo alcançar nossos sonhos, que o público está crescendo cada vez mais e que o que eu falo tem muito poder e ajuda muitas pessoas.” 

DJs

A DJ Sophia tocando em um festival de hip hop. Foto: Instagram/ Reprodução.
DJ Sophia tocando em um festival de hip-hop. Foto: Instagram/reprodução

Enquanto os MCs cantam e entretêm o público com suas rimas, os DJs (sigla em inglês para disc jockey) selecionam as músicas que serão tocadas e fazem mixagens (mudanças na música, alterando a velocidade e misturando com outras canções, entre outros). “Se já é difícil mexer nos equipamentos, para as mulheres pode ser ainda mais desafiador, já que essa área ainda tem muito mais meninos do que meninas. Mas é importante acreditar e ocupar nosso espaço”, explica a DJ Sophia, de 19 anos, que começou a tocar há quatro anos. A artista aconselha investir pouco a pouco nos equipamentos, que nem sempre são baratos. “O mais legal de ser DJ é que você sente a troca de energia entre você e o pessoal que está na pista, parece que eu deixo de ser a Sophia e viro a DJ Sophia”, completa. 

Grafite

Grafite em um muro do Harlem, bairro de Nova York onde surgiu o hip hop. Foto: Angelo Merendino/Corbis via Getty Images
Grafite no bairro de Nova York onde surgiu o hip-hop. Foto: Angelo Merendino/Corbis via Getty Images

É a expressão do hip-hop por meio de pinturas. Surgiu quando o movimento começou a ganhar força, com marcas nas paredes e muros das ruas feitas por jovens que queriam mostrar suas insatisfações e deixar sua assinatura nas cidades. Mais tarde, essas marcas foram ganhando outras técnicas e mais cores e formas.

Fontes: UFMG, Agência Brasil, CNN Dança de Rua, InfoEscola e Minuto do Saber.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Lucas da Costa Romeiro

    8 meses atrás

    Que notícia maravilhosa e interessante, estou tentando entrar no clube do Joca espero que eu consiga um beijo😘😘😘❤️❤️❤️❤️

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido