Em 12 de novembro é celebrado o Dia do Hip Hop. Arte: Beatriz Lopes.
Em 12 de novembro é celebrado o Dia do Hip Hop. Arte: Beatriz Lopes.
Em 12 de novembro é celebrado o Dia do Hip Hop. Arte: Beatriz Lopes.
Em 12 de novembro é celebrado o Dia do Hip-Hop. Arte: Beatriz Lopes

Você sabia que o hip-hop não é só um estilo de dança, e, sim, uma cultura que envolve cantores, poesias e pinturas? Os quatro elementos dessa cultura urbana são a breakdance, o rap, os DJs e o grafite.

Em 12 de novembro é comemorado o Dia do Hip-Hop. Conheça mais sobre essa cultura a seguir, viajando por depoimentos de crianças que fazem parte dela. 

História do hip-hop
O movimento surgiu na década de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, em um bairro chamado Bronx. A maioria dos moradores da região era de origem africana, latina ou jamaicana e sofria preconceito por sua cultura ser diferente da dos norte-americanos. 

Pelo desejo de se expressar, a população do Bronx foi criando uma nova cultura baseada em suas origens. O movimento, que unia música, poesia, dança e pintura, recebeu o nome hip-hop (“hip” é uma gíria para algo moderno, enquanto “hop” se refere a um movimento de dança).

O hip-hop era marcado por críticas ao preconceito e pela união dos seus membros, que sempre buscavam se apoiar. Ele é também a reunião de quatro elementos: a breakdance, o rap, os DJs e o grafite. 

Breakdance
O breaking, ou breakdance, é uma dança inventada em Porto Rico, muito apresentada por artistas nas ruas. Ela tem como inspiração as artes marciais (atividades físicas inspiradas em movimentos de guerra), de modo que são comuns as competições chamadas fights (que significa “brigas”, em inglês, mas são, na verdade, disputas), em que ganha o competidor que usar passos mais criativos e elaborados. Quem participa da dança é chamado de b-boy (no caso dos meninos) ou b-girl (para as meninas). 

Rap – MCs
A sigla MC, que vem de Master of Ceremony (mestre de cerimônias, em inglês), é o nome recebido pela pessoa que canta rap, estilo musical presente no hip-hop e que mescla ritmo e poesia. “Comecei a cantar com 6 anos em uma oficina sobre hip-hop em que aprendi os quatro elementos, mas gostei mais de ser MC”, explica a MC Soffia, de 15 anos. “Gosto bastante da minha rotina porque pude aproveitar a minha infância ao mesmo tempo que fazia shows e dava palestras. Para mim, a parte mais divertida é ver que estamos conseguindo alcançar nossos sonhos, que o público está crescendo cada vez mais e que o que eu falo tem muito poder e ajuda muitas pessoas.” 

DJs
Enquanto os MCs cantam e entretêm o público com suas rimas os DJs (sigla em inglês para disc jockey) selecionam as músicas que serão tocadas e fazem mixagens (mudanças na música, alterando sua velocidade e misturando com outras canções, entre outros). “Se já é difícil mexer nos equipamentos, para as mulheres pode ser ainda mais desafiador, já que essa área ainda tem muito mais meninos do que meninas. Mas é importante acreditar e ocupar nosso espaço”, explica a DJ Sophia, de 19 anos, que começou a tocar há quatro anos. A artista aconselha investir pouco a pouco nos equipamentos, que nem sempre são baratos. “O mais legal de ser DJ é que você sente a troca de energia entre você e o pessoal que está na pista, parece que eu deixo de ser a Sophia e viro a DJ Sophia”, completa. 

A DJ Sophia tocando em um festival de hip hop. Foto: Instagram/ Reprodução.
A DJ Sophia tocando em um festival de hip-hop. Foto: Instagram/Reprodução

Grafite
É a expressão do hip-hop por meio de pinturas. Surgiu quando o movimento começou a ganhar força, com marcas nas paredes e muros das ruas deixadas por jovens que queriam mostrar suas insatisfações e deixa sua assinatura nas cidades. Mais tarde, essas marcas foram ganhando outras técnicas e mais cores e formas.

Grafite em um muro do Harlem, bairro de Nova York onde surgiu o hip hop. Foto: Angelo Merendino/Corbis via Getty Images
Grafite em um muro do Harlem, bairro de Nova York. Foto: Angelo Merendino/Corbis via Getty Images

Fontes: Dança de Rua, InfoEscola e Minuto do Saber.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (9)

  • anonimo tochi yochi

    1 ano atrás

    ola consegui terminar minha atividade do tochichico yochicava

  • gabrielly

    1 ano atrás

    consegui terminar minhas tarefas de ed fisica

  • viktor

    2 anos atrás

    terminei minhas a tarefas por isso obrigado

  • Mari

    2 anos atrás

    Ameiii muito gente ???❤️

  • Mateus Santos da Silva

    2 anos atrás

    Gostei ??????

  • ana clara

    2 anos atrás

    eu fiz coisa boa

  • Milena

    3 anos atrás

    aprovadoooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!

  • yasmin

    3 anos atrás

    eu aprovei

  • Eric Luciano

    3 anos atrás

    qual o documento, vídeo, literatura, ou comentário que pode se comprovar o break sendo uma dança porto-riquenha. Aprendi em muitas literatura que break dancing foram vistos em diversas manifestações na America do Norte nos anos 20, e outras após a guerra mundial nos dançarinos que iam as ruas dançar na França pelas ruínas e a situação socio economica que levaram danças profissionais para as ruas, mas, desconheço essa visão porto-riquenha da criação do break dance.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido