Em 12 de novembro é celebrado o Dia do Hip Hop. Arte: Beatriz Lopes.
Em 12 de novembro é celebrado o Dia do Hip Hop. Arte: Beatriz Lopes.
Em 12 de novembro é celebrado o Dia do Hip-Hop. Arte: Beatriz Lopes

Você sabia que o hip-hop não é só um estilo de dança, e, sim, uma cultura que envolve cantores, poesias e pinturas? Os quatro elementos dessa cultura urbana são a breakdance, o rap, os DJs e o grafite.

Em 12 de novembro é comemorado o Dia do Hip-Hop. Conheça mais sobre essa cultura a seguir, viajando por depoimentos de crianças que fazem parte dela. 

História do hip-hop
O movimento surgiu na década de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, em um bairro chamado Bronx. A maioria dos moradores da região era de origem africana, latina ou jamaicana e sofria preconceito por sua cultura ser diferente da dos norte-americanos. 

Pelo desejo de se expressar, a população do Bronx foi criando uma nova cultura baseada em suas origens. O movimento, que unia música, poesia, dança e pintura, recebeu o nome hip-hop (“hip” é uma gíria para algo moderno, enquanto “hop” se refere a um movimento de dança).

O hip-hop era marcado por críticas ao preconceito e pela união dos seus membros, que sempre buscavam se apoiar. Ele é também a reunião de quatro elementos: a breakdance, o rap, os DJs e o grafite. 

Breakdance
O breaking, ou breakdance, é uma dança inventada em Porto Rico, muito apresentada por artistas nas ruas. Ela tem como inspiração as artes marciais (atividades físicas inspiradas em movimentos de guerra), de modo que são comuns as competições chamadas fights (que significa “brigas”, em inglês, mas são, na verdade, disputas), em que ganha o competidor que usar passos mais criativos e elaborados. Quem participa da dança é chamado de b-boy (no caso dos meninos) ou b-girl (para as meninas). 

Rap – MCs
A sigla MC, que vem de Master of Ceremony (mestre de cerimônias, em inglês), é o nome recebido pela pessoa que canta rap, estilo musical presente no hip-hop e que mescla ritmo e poesia. “Comecei a cantar com 6 anos em uma oficina sobre hip-hop em que aprendi os quatro elementos, mas gostei mais de ser MC”, explica a MC Soffia, de 15 anos. “Gosto bastante da minha rotina porque pude aproveitar a minha infância ao mesmo tempo que fazia shows e dava palestras. Para mim, a parte mais divertida é ver que estamos conseguindo alcançar nossos sonhos, que o público está crescendo cada vez mais e que o que eu falo tem muito poder e ajuda muitas pessoas.” 

DJs
Enquanto os MCs cantam e entretêm o público com suas rimas os DJs (sigla em inglês para disc jockey) selecionam as músicas que serão tocadas e fazem mixagens (mudanças na música, alterando sua velocidade e misturando com outras canções, entre outros). “Se já é difícil mexer nos equipamentos, para as mulheres pode ser ainda mais desafiador, já que essa área ainda tem muito mais meninos do que meninas. Mas é importante acreditar e ocupar nosso espaço”, explica a DJ Sophia, de 19 anos, que começou a tocar há quatro anos. A artista aconselha investir pouco a pouco nos equipamentos, que nem sempre são baratos. “O mais legal de ser DJ é que você sente a troca de energia entre você e o pessoal que está na pista, parece que eu deixo de ser a Sophia e viro a DJ Sophia”, completa. 

A DJ Sophia tocando em um festival de hip hop. Foto: Instagram/ Reprodução.
A DJ Sophia tocando em um festival de hip-hop. Foto: Instagram/Reprodução

Grafite
É a expressão do hip-hop por meio de pinturas. Surgiu quando o movimento começou a ganhar força, com marcas nas paredes e muros das ruas deixadas por jovens que queriam mostrar suas insatisfações e deixa sua assinatura nas cidades. Mais tarde, essas marcas foram ganhando outras técnicas e mais cores e formas.

Grafite em um muro do Harlem, bairro de Nova York onde surgiu o hip hop. Foto: Angelo Merendino/Corbis via Getty Images
Grafite em um muro do Harlem, bairro de Nova York. Foto: Angelo Merendino/Corbis via Getty Images

Fontes: Dança de Rua, InfoEscola e Minuto do Saber.

Enquete

Qual é o acontecimento mais esperado de 2020?

Comentários (0)

Compartilhar por email