Caminhão de polícia em Porto Príncipe, capital do Haiti. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 3 de março, o governo do Haiti decretou estado de emergência no Departamento Oeste do país por 72 horas após uma penitenciária de Porto Príncipe, capital haitiana, localizada no departamento, ser invadida por um grupo armado. O incidente ocasionou a fuga de ao menos 3.700 detentos e cerca de 12 pessoas morreram durante a invasão. 

Além do estado de emergência, foi instaurado toque de recolher das 18h às 5h, que deve ser mantido no país até 6 de março. Tanto o estado de emergência como o toque de recolher podem ser renovados para mais dias. 

Em nota oficial, o governo haitiano declara que “as forças de segurança receberam ordens para utilizar todos os recursos legais à disposição para fazer cumprir o toque de recolher e prender todos os infratores”.

Crise humanitária

O Haiti vem enfrentando uma crise humanitária e de segurança desde 2021. Diferentes facções criminosas disputam poder no país, elevando os índices de violência e insegurança, além de o cenário influenciar o setor econômico.

Glossário: 

Departamento Oeste: a nação do Haiti é dividida em dez departamentos, que são como regiões. Os departamentos, por sua vez, são subdivididos em distritos.

Fontes: G1, Reuters, The Guardian, Nexo Jornal e Estadão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido