Carro elétrico em estação de recarga. Crédito de imagem: Getty Images

Em 20 de março, o governo dos Estados Unidos emitiu uma nova regulamentação acerca da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEEs) por automóveis de passeio e caminhões leves. A medida prevê aumento na venda de veículos elétricos (que não precisam de combustíveis para se locomover e, por isso, poluem menos) e redução na emissão de gases pelos demais veículos. 

As normas, desenvolvidas pela Agência de Proteção Ambiental, fazem parte de um plano que tem como objetivo estimular que os novos veículos vendidos no país até 2032 sejam elétricos ou híbridos (em que há a possibilidade de uso de combustível ou não). A mudança surge dentro de um cenário de transição energética proposta pelo governo norte-americano para conter o avanço das mudanças climáticas. 

Foto: Eko Siswono Toyudho/Getty Images

O que a nova regulamentação prevê:

A meta é de que 56% das vendas automobilísticas domésticas sejam de carros elétricos até 2032. Vale lembrar que automóveis e veículos de transporte são a principal fonte de emissão poluente dos EUA, que, apenas em 2021, emitiu 6,28 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2). 

A regulamentação, embora tenha gerado diversas controvérsias políticas, não implanta nenhum tipo de proibição sobre a venda de carros que não sejam elétricos até 2032, e sim estabelece limites médios de emissão de gases poluentes para montadoras de veículos e, dentro de um quadro geral, prevê o aumento e estímulo na comercialização de carros elétricos e híbridos. A regra da EPA também pretende evitar que 7,2 bilhões de toneladas de emissões de carbono sejam emitidas até 2055. Em 2023, cerca de 1,2 milhão de veículos elétricos foi vendido nos Estados Unidos. 

Fontes: O Globo, Folha de S.Paulo, Exame e EPA. 

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