EQUADOR TEM MANIFESTAÇÕES PARA COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Equatorianas estão indo às ruas, desde 15 de setembro, para se opor à violência contra as mulheres no país. Os protestos começaram depois da morte de uma mulher. Com cartazes e gritos de ordem, as manifestantes pedem que a violência contra elas deixe de existir. Segundo levantamento da Fundação Aldeia, 206 mulheres morreram no Equador em consequência de crimes de gênero (por exemplo: quando uma mulher morre por causa de violência doméstica) em 2022.
Fontes: Expreso, Fundação Aldeia, G1 e UOL.

NA ESPANHA, ALPINISTA FRANCÊS ESCALA PRÉDIO SEM CINTO DE SEGURANÇA
Conhecido como “homem-aranha francês”, o alpinista Alain Robert, 60 anos, escalou um dos prédios mais altos de Barcelona, na Espanha, com 144 metros de altura, em 25 de setembro. Robert não utilizou cinto de segurança, apenas um par de tênis apropriado para escalada e pó de magnésio nas mãos, o que as mantém secas, facilitando a aderência. Pela primeira vez, o alpinista escalou um prédio ao lado do filho Julien, de 34 anos. Os dois levaram cerca de uma hora para alcançar o topo do edifício.
Fontes: G1 e R7.

PESQUISADOR SUECO GANHA NOBEL DE MEDICINA
O biólogo Svante Pääbo, da Suécia, é o vencedor do prêmio Nobel de Medicina de 2022, anunciado em 3 de outubro. Ele foi escolhido por sequenciar (ou seja, compreender) o código genético dos neandertais, espécie mais parecida com a humana e já extinta. A partir de seus trabalhos, o cientista ajudou a descobrir quais são as diferenças entre os seres humanos e a espécie que não existe mais. A premiação inclui uma medalha, um diploma e 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente 4,8 milhões de reais).
Fontes: Folha de S.Paulo e O Globo.

Svante-Paabo-Nobel-Medicina-2022
#pracegover: Svante Paabo usa camisa em tom de mostarda por cima de uma camiseta preta. Ele sorri, usa óculos e, com a mão direita, segura um crânio. Foto: Jens Schlueter/Getty Images

PARTIDO DE GIORGIA MELONI VENCE ELEIÇÕES NA ITÁLIA
Em 25 de setembro, o partido Irmãos da Itália, liderado pela jornalista e política Giorgia Meloni, conquistou a vitória nas eleições legislativas do país (que escolhem os integrantes do parlamento), com cerca de 26% dos votos. O partido de Meloni lidera uma coalizão de partidos conservadores, como Liga e Força Itália, que somou aproximadamente 43% dos votos nas eleições. Por ter sido o mais votado, o partido Irmãos da Itália deve conseguir nomear Meloni, sua líder, como primeiraministra do país, ainda em outubro.
Fontes: Estadão e G1.

FURACÃO IAN CAUSA MORTES NOS EUA
O furacão Ian deixou um rastro de destruição na última semana de setembro nos estados norte-americanos da Flórida, Virgínia, Carolina do Norte e Carolina do Sul. Segundo dados da imprensa do país, o número de mortos passava de 80 até o fechamento desta edição. Na Flórida, o prejuízo vai além dos 100 bilhões de dólares (cerca de 515 bilhões de reais), um dos maiores causados por tempestades nos Estados Unidos. O Ian também afetou locais como Porto Rico e Cuba, que chegou a ficar completamente sem energia elétrica, o que gerou protestos na capital, Havana.
Fontes: G1, Noaa e The Guardian.

#pracegover: Imagem de satélite mostra furação Ian se formando. A imagem mostra a superfície azulada da Terra e, sobre ela, uma massa branca de nuvens. Crédito de imagem: Getty Images

BURKINA FASO SOFRE GOLPE MILITAR
Em 2 de outubro, Paul-Henri Damiba, presidente de Burkina Faso (país da África), deixou o cargo depois de um golpe militar tomar conta do país. Para a renúncia, Damiba impôs algumas condições ao líder-tenente Ibrahim Traore, que foram aceitas. Entre elas está a garantia da sua segurança pessoal e de todos os militares que o apoiaram. As fronteiras do país estão fechadas e a constituição (conjunto de leis que regem uma nação) foi suspensa.
Fontes: G1, CNN Brasil e UOL.

CESSAR-FOGO DO IÊMEN TERMINA
A trégua (acordo de paz momentânea) entre o governo do Iêmen e o movimento rebelde houthi terminou, em 2 de outubro, após os dois grupos não chegarem a um consenso. Até abril, o país era comandado pelo presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi, apoiado pelos sunitas. Já os rebeldes têm origem xiita. Ambos têm visões diferentes dentro da religião islâmica e disputam territórios no Oriente Médio. Em 2 de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez com que o governo e os rebeldes assinassem o cessar-fogo. Cinco dias depois, Hadi renunciou e deixou o governo nas mãos de um conselho antirrebeldes. Saiba mais sobre o conflito na edição 166.
Fontes: Anadolu Agency, Folha de S.Paulo, Guia do Estudante e G1.

NOVA ILHA SURGE NO ARQUIPÉLAGO DE TONGA
No dia 10 de setembro, um vulcão submerso no monte Home Reef, no arquipélago de Tonga, lançou lava, fumaça, rochas e cinzas no oceano. A quantidade de material foi tamanha que os restos se transformaram em uma ilha nova, com 4 mil metros quadrados e 10 metros de altura. Isso já aconteceu antes na região, em 2006, mas a ilha acabou se desmanchando em menos de um ano, o que leva os especialistas a acreditar que o mesmo ocorrerá agora.
Fontes: Olhar Digital e Terra.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 195 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido