Malala ao lado de membros da Casa do Zezinho, instituição que atua em prol de crianças em situação de vulnerabilidade. Crédito de imagem: arquivo pessoal

No dia 12 de abril, Malala Yousafzai, ganhadora do prêmio Nobel da Paz, esteve no Brasil para participar de uma palestra no evento de e-commerce, tecnologia e marketing digital VTEX Day, realizado, em São Paulo, entre 11 e 12 de abril. 

Durante o bate-papo com a jovem, o encontro também foi marcado por rodadas de doações para o Malala Fund, instituição sem fins lucrativos que luta pela garantia da educação de meninas em todo o mundo.

Em suas falas, Malala ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação social no mundo, valorizando meios que resgatem a equidade de todos. Segundo ela, é preciso levar em consideração as diferentes realidades sociais e econômicas de todos os países.

Além disso, a jovem paquistanesa comentou sobre o dia em que recebeu a notícia de que havia sido vencedora do Nobel da Paz, em 2014, quando se tornou a pessoa mais jovem a receber o prêmio, aos 17 anos. “Eu estava na escola. Meus pais me falaram para ficar em casa, mas eu fui assim mesmo e, quando a professora me chamou para contar, achei que tivesse feito algo errado. Lembro que ainda fiquei até o fim das aulas do dia, mesmo sabendo que já tinha ganhado”, relembrou. 

A história de Malala 

Ainda jovem, Malala passou a ser porta-voz dos direitos das meninas de frequentar a escola no Paquistão, após o país passar a ser governado pelo regime do Talibã. Aos 15 anos, a paquistanesa foi atingida por um tiro dentro do ônibus que a levava para a escola, no vale Swat, no próprio país. 

Atualmente, ela segue lutando pelo direito das meninas de ter acesso à educação em todo o mundo.

Fontes: VTEX Day e Nobel Prize.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido