Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram geadas na madrugada do dia 19 de agosto. Foto: reprodução YouTube

Uma massa de ar frio que chegou ao Brasil em 17 de agosto derrubou as temperaturas pelo país. Dois dias depois, na madrugada do dia 19, os efeitos já foram sentidos em praticamente todas as regiões. No Sul do país, por exemplo, moradores de alguns municípios de Santa Catarina viram nevar, enquanto no Norte, onde as temperaturas costumam ser mais altas, a estimativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que ocorra uma queda nos termômetros nos próximos dias.

Esta foi a primeira neve de 2022 no Brasil. No Sul, a cidade de Bom Jardim da Serra (SC) registrou a menor temperatura do ano para a região: -6,4ºC. Em relação ao país inteiro, a medição fica atrás apenas dos -11,4ºC marcados na região do Pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, em junho. Santa Catarina também teve registros de sincelo, que é quando a água congela ao entrar em contato com uma superfície.

Sincelo fotografado em São Joaquim (SC) em 19 de agosto. Foto: São Joaquim Online/divulgação

Por outro lado, moradores do Sudeste e o Centro-Oeste podem percebem geadas (principalmente nas serras) e frio intenso, mas as temperaturas não serão negativas. Nessas regiões, a capital com a menor temperatura mínima prevista para o fim de semana é Campo Grande, que deve chegar aos 7ºC nos dias 19 e 20 de agosto.

Já no Norte e no Nordeste, apesar das temperaturas caírem, os efeitos não serão tantos. Belém (PA), por exemplo, deve ter mínima de 24ºC, enquanto Salvador (BA) deve chegar aos 20ºC no fim de semana, de acordo com o Inmet.

Fontes: Agência Brasil, Agência Brasil, G1, G1 e Inmet.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido