A expectativa é de que a estação seja capaz de registrar novos recordes de frio no país
Em Pedra da Mina (SP) — a quarta montanha mais alta do Brasil — uma nova estação meteorológica começou a funcionar desde a segunda semana de julho, tornando-se assim a estação mais alta do país. A instalação de medidores térmicos em pontos altos do país ajuda a registrar recordes de frio e a entender a quão baixa a temperatura no Brasil pode chegar.
Estação meteorológica: local responsável por coletar dados meteorológicos. Possui instrumentos de medição específicos para registrar as variações climáticas.
O pico do cume de Pedra da Mina está a uma altura de 2.798 metros — quase 73,5 vezes a altura do Cristo Redentor. Segundo o meteorologista William Siqueira, idealizador do projeto, a medição pode ser acompanhada pelo site https://www.wsclima.com.br/ em tempo real.
Em entrevista ao jornal O Globo, William contou que a instalação dos aparelhos deu trabalho e teve de ser adiadas diversas vezes, em razão do difícil acesso do local (para alcançar a estação, é preciso cerca de dez horas de escalada em um dia bom). A tecnologia da estação foi projetada para não precisar da manutenção humana rotineira e todo o equipamento funciona à base de energia solar.
A estação em Pedra da Mina foi instalada com a parceria, fechada em setembro de 2022, entre a empresa de consultoria meteorológica de William, Universidade Federal de Itajubá e a Associação dos Proprietários da Serra Fina.
Fontes: O Globo, WS Consultoria e William Siqueira.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.