U._jubatus_Reconstruction
Imagem de como seria o Ubirajara jubatus. Crédito de imagem: Instagram e Wikimedia Commons

Chegou ao Brasil, no dia 4 de junho, o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus que estava no Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha, desde 1995. Isso coloca um ponto final em uma história com muitas reviravoltas, envolvendo mobilização social, diplomacia internacional e diversos cientistas.

O fóssil foi encontrado na Bacia do Araripe, Ceará, e levado para a Alemanha, quase 30 anos atrás, de maneira irregular, ou seja, contrabandeado. Em dezembro de 2020, um grupo de cientistas da Europa e do México publicou um artigo na revista científica Cretaceous Research falando sobre o dinossauro. Isso chamou a atenção de outros estudiosos da área, que começaram a questionar pontos como não haver nenhum brasileiro no artigo e a falta de explicações sobre a origem do fóssil.

Ubirajara-jubatus
Fóssil do Ubirajara jubatus. Crédito de imagem: Instagram e Wikimedia Commons

De tanto questionarem, esses pesquisadores descobriram que o Ubirajara jubatus fora tirado do Brasil ilegalmente. Assim, começou uma campanha para que o dinossauro fosse devolvido. A hashtag #UbirajaraBelongsToBr (Ubirajara pertence ao Brasil, em inglês) se espalhou na internet.

Em 2021, a Cretaceous Research publicou uma retratação e retirou o artigo do ar. No ano seguinte, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil entrou em cena e, aliado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e à Embaixada da Alemanha, iniciou uma negociação para trazer o dinossauro de volta.

O fóssil foi entregue ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, na região do Araripe, mesmo lugar onde o animal viveu, há 110 milhões de anos. 

Fontes: Estadão, Galileu, Metrópoles e Veja.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • 9 meses atrás

    eu gostei do fossil

  • 9 meses atrás

    porque a gente não pode escavar ele tambem ?

  • Jornal Joca

    9 meses atrás

    Oi, tudo bom? Os cientistas não conseguem saber onde estão enterrados outros fósseis desse dinossauro. :)

  • 9 meses atrás

    oi

  • 9 meses atrás

    oi tudo beleza

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido