Polícia do Equador invade embaixada mexicana em Quito 

Em 5 de abril, a polícia do Equador invadiu a embaixada mexicana localizada em Quito (capital equatoriana), atrás de Jorge David Glas Espinel, ex-vice-presidente do Equador acusado de corrupção. Glas estava, desde dezembro, vivendo na embaixada do México. Embaixadas são prédios situados dentro de determinado país que abrigam representantes de outra nação. O episódio trouxe uma nova crise diplomática entre México e Equador. 

FONTES: GOBIERNO DE MÉXICO, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO EQUADOR E CNN.

Fóssil inédito é descoberto em Minas Gerais 

Pesquisadores descobriram um fóssil inédito de uma cianobactéria, ser vivo minúsculo, de apenas 10 micrômetros, na bacia São Francisco, em Minas Gerais. Segundo o estudo publicado em 18 de março, pela Universidade de Cambridge, essa bactéria viveu há mais de 540 milhões de anos, em uma época anterior à dos dinossauros. A espécie foi batizada de Ghoshia januarensis, em homenagem à cidade de Januária (MG), onde a descoberta foi feita. 

FONTES: CAMBRIDGE E O GLOBO.

#pracegover: detalhe de um fóssil. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO/MATHEUS DENEZINE

Venezuela promulga lei anexando território de Essequibo 

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, publicou, em 3 de abril, uma nova lei, que anexa o território de Essequibo ao país. A região está na fronteira com a Guiana e é alvo de disputa entre as duas nações há décadas. Atualmente, a comunidade internacional reconhece Essequibo como um território da Guiana, que se declarou contrária à nova lei venezuelana. Saiba mais sobre o contexto histórico da região no Joca, pelo QR code. 

FONTES: GOBIERNO BOLIVARIANO DE VENEZUELA, MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS OF GUYANA (X) E G1.

#pracegover: Nicolás Maduro está parado com roupas camufladas em tons de verde. Ele está com uma das mãos no peito, ao lado de outro homem, que veste terno preto e camisa branca. Este homem está falando ao microfone. Ao fundo há mais pessoas. Crédito de imagem: Javier Campos/Getty Images

Exército britânico passa a permitir uso de barba e bigode 

Em 29 de março, o Reino Unido alterou uma antiga norma, que proibia soldados do exército de usar barba ou bigode. Agora, os ofi ciais poderão manter os pelos faciais, contanto que os deixem sempre bem aparados. A informação foi divulgada pelo sargento britânico Paul Carney, em entrevista à emissora britânica BBC. A medida também busca aproximar os mais jovens do recrutamento. Outros exércitos, de países como Dinamarca, Alemanha e Bélgica, também já flexibilizaram a decisão. 

FONTES: G1, VEJA E BBC

#pracegover: diversos homens estão parados lado a lado em fileiras, num espaço aberto, onde está nevando. Eles vestem roupas completas do exército em tons de verde. Ao fundo, há uma bandeira hasteada do Reino Unido, com as cores azul, vermelha e branca. Crédito de imagem: CHRISTOPHER FURLONG/GETTY IMAGES

Terremoto de magnitude 7,4 atinge Taiwan 

Na manhã de 3 de abril, foi registrado um terremoto de magnitude 7,4 na Escala Richter (principal referência para saber a intensidade dos tremores) a 21 quilômetros da cidade de Hualien, em Taiwan, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (EUA). Até o fechamento desta edição, 13 mortes haviam sido confirmadas e mais de mil pessoas, feridas. Equipes de resgate atuam por vias aéreas para operações de busca e atendimento médico. 

FONTES: BBC, CNN, G1, UOL E THE GUARDIAN

#pracegover: mulher está caminhando em uma rua. Ao fundo, há uma parte isolada com fita amarela em que é possível ver prédios tortos e destroços na rua. Crédito de imagem: Annabelle Chih/Getty Images

Barco que levava 130 pessoas naufraga em Moçambique 

Uma embarcação que levava cerca de 130 pessoas de Lunga, na província moçambicana de Nampula, com destino à Ilha de Moçambique, acabou virando na costa norte de Moçambique, no dia 7 de abril. Segundo o Instituto de Transporte Marítimo do país, 96 pessoas morreram. O barco, que era utilizado para pesca, não tinha autorização para transportar pessoas. Jaime Neto, secretário de Estado de Nampula, declarou que os passageiros estavam fugindo do surto de uma doença que atingiu a província. 

FONTES: G1 E CNN.

Família imperial do Japão estreia no Instagram 

No dia 1º de abril, a família imperial do Japão inaugurou um perfil na rede social Instagram. O intuito da criação da conta é se aproximar do público mais jovem. Até agora, o perfil já tem mais de 780 mil seguidores e 25 publicações, exibindo cerimônias e encontros oficiais com diferentes autoridades. No Japão, a figura do imperador não é responsável por decisões políticas, mas integra uma dinastia de mais de 2.600 anos e, por isso, possui enorme valor simbólico para a população. 

FONTES: FOLHA DE S.PAULO E INSTAGRAM.

#pracegover: homem da família imperial, que veste terno preto, camisa branca e gravata roxa, está sentado em um sofá com um objeto branco nas mãos. Em cada um dos lados dele há uma mulher sentada. As duas vestem blazer e saia branca. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE INSTAGRAM

Em 3 de abril, o governo dos Estados Unidos (EUA) pediu à agência espacial norte-americana (Nasa) a criação de um horário padrão para a Lua e outros corpos celestes. O objetivo principal é facilitar as futuras missões espaciais, uma vez que a percepção da passagem do tempo muda a depender da órbita de cada astro. FONTES: REUTERS E ESTADÃO.

#pracegover: imagem da Lua vista por completo. Crédito de imagem: Nasa

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido