Crédito da imagem: wikimedia commons

Chegou ao Brasil, no dia 4 de junho, o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, que estava na Alemanha desde os anos 1990. Isso coloca um ponto final em uma história com muitas reviravoltas envolvendo mobilização social, diplomacia internacional e diversos cientistas. 

O fóssil foi encontrado na Bacia do Araripe, no Ceará. Em dezembro de 2020, um grupo de cientistas europeus publicou um artigo na revista científica Cretaceous Research falando sobre a descoberta. A publicação levantou perguntas de outros estudiosos da área, como o fato de não ter nenhum brasileiro no artigo e a falta de explicações sobre a procedência do fóssil. 

Crédito da imagem: Wikimedia Commons

De tanto questionarem, descobriram que o Ubirajara jubatus havia sido tirado ilegalmente do Brasil. Assim, começou uma campanha para que o dinossauro fosse devolvido ao país de origem. A hashtag #UbirajaraBelongsToBr (Ubirajara pertence ao Brasil, em inglês) se espalhou na internet e chamou a atenção até de quem não era cientista. 

Em 2021, a revista Cretaceous Research publicou uma retratação e retirou o artigo do ar. No ano seguinte, o Itamaraty (ministério que cuida da relação do Brasil com outros países) entrou em cena e, com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a embaixada da Alemanha, iniciou uma negociação para trazer o dinossauro de volta. 

O fóssil foi entregue ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, na região do Araripe, mesmo lugar onde o animal viveu, há 110 milhões de anos.

Fontes: Veja, Metrópoles, Galileu e Estadão. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido