Crédito da imagem: divulgação Jaxa

No dia 19 de janeiro, o Japão se tornou o quinto país da história a conseguir pousar uma sonda na Lua. A missão Moon Sniper foi um sucesso, e o módulo Slim realizou a alunissagem (aterrissagem na Lua) às 12h20 do horário de Brasília.

“Acreditamos que o pouso foi bem-sucedido, pois a espaçonave enviou dados de telemetria, o que significa que a maioria dos equipamentos a bordo estava funcionando”, disse Hitoshi Kuninaka, membro da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), em coletiva de imprensa. “Nossa tecnologia está avançando, e nós enviaremos outras naves”, completou.

Simulação do pouso feito pela própria Jaxa

Slim é a sigla em inglês para “módulo de pouso inteligente para investigar a Lua” (em tradução livre) e o do Japão foi lançado no dia 6 de setembro. O foguete que o transportou foi desenvolvido pela Mitsubishi, conhecida por produzir carros. A missão pretende descobrir mais detalhes sobre a origem da Lua, além de entender se existe ou já existiu água no satélite natural da Terra.

Réplica da sonda Slim. Crédito da imagem: redes sociais da Jaxa

Nos últimos anos, muitos países têm tentado enviar sondas à Lua, mas a maioria das missões termina com explosões ou falhas técnicas. Em 2022, a empresa japonesa iSpace tentou ser a primeira companhia privada a conseguir pousar na Lua, mas o lançamento não foi bem-sucedido e a comunicação com a nave foi perdida.

Índia, China, União Soviética e Estados Unidos são os únicos países que conseguiram realizar o feito antes do Japão. Clique aqui para ler como a Índia realizou o pouso em 2023.

Fontes: UOL, Veja, Forbes, G1 e Jaxa.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido