A brasileira Marta no prêmio The Best 2018. #pracegover: Marta usa vestido de festa em tons de dourado e preto. Ela está com o cabelo preso e discursa de frente para dois microfones, apoiados em um púlpito onde se lê, em inglês: The Best Fifa Football Awards 2018. Em cima do púlpito também é possível ver o troféu que ela ganhou. Imagem: Dan Istitene/Getty Images)

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, no dia 6 de maio, a criação de duas novas categorias para mulheres na premiação anual The Best (os melhores, em português). O prêmio passa a eleger a melhor goleira e terá uma seleção formada pelas 11 melhores jogadoras da temporada, assim como é feito com os jogadores.

Com a mudança, o número de categorias que premiam homens e mulheres passa a ser o mesmo, três para cada: melhor jogador e melhor jogadora; goleiro e goleira; e melhor técnico(a) de equipe masculina e feminina — que podem ser homens ou mulheres.

Outras categorias já existentes homenageiam a melhor torcida, o gol mais bonito e fair play, que premia o comportamento exemplar de um jogador, jogadora, associação, técnico, espectadores ou fãs.

Conheça outros prêmios para mulheres no esporte
Desde 2000, o Comitê Olímpico Internacional promove o Prêmio de Mulheres e Esporte, que homenageia mulheres, homens ou organizações que incentivaram a participação de mulheres e meninas no esporte.

Além disso, outras premiações estão começando a prestigiar as jogadoras. O Prêmio Brasileirão, por exemplo, que elege os melhores jogadores que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol, reconheceu pela primeira vez, em 2018, as jogadoras que participaram da edição feminina do torneio.

Também no ano passado ocorreu a primeira edição feminina do Ballon d’Or (bola de ouro, em francês), um dos maiores prêmios internacionais do esporte.

Fontes: Estadão, Fifa, Futebol BH, Lance, R7, Metro 1 e Olympic.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido