India Revokes Special status of Kashmir
Em Srinagar, na Caxemira, em 23 de agosto, pessoas protestam e seguram um cartaz em que se lê, em inglês: “Nós sonhamos com uma Caxemira independente”./ #pracegover: pessoas protestam e seguram um cartaz em que se lê, em inglês: “Nós sonhamos com uma Caxemira independente”. Foto: Yawar Nazir/ Getty Images.

Após passar duas semanas fechadas, cerca de 200 escolas da parte indiana da Caxemira reabriram no dia 19 de agosto. Mesmo assim, muitos pais optaram por não mandar os filhos para o colégio, por medo dos protestos violentos que atingem a região. No distrito de Shopian, palco de manifestações nos últimos dias, 12 escolas abriram, mas nenhum aluno compareceu, segundo um representante do governo local.

A Caxemira vive momentos de tensão desde o dia 5 de agosto, quando o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anulou uma lei de 1949 que permitia que a região pertencente à Índia tivesse certa independência e não seguisse todas as leis indianas.

Na prática, isso significava que a Caxemira indiana podia escolher os próprios governantes, que determinavam a maior parte das decisões. O governo indiano apenas interferia no território para tratar de assuntos específicos, como defesa e relações com outros países. Com a nova lei, a Índia passará a ter controle total sobre sua área na Caxemira.

A decisão provocou indignação em parte da população local, que afirma que a medida foi tomada sem uma consulta aos líderes da região. Desde o início de agosto, manifestantes têm saído às ruas contra a nova lei — houve confrontos com tropas enviadas pelo governo indiano. Na cidade de Srinagar, lojas fecharam e as ruas ficaram quase vazias no fim de semana de 17 de agosto.

O governo indiano alega que a antiga autonomia da Caxemira impedia o desenvolvimento da região, além do combate à corrupção e ao terrorismo. Segundo Modi, será mais fácil combater esses problemas se o território ficar sob o controle da Índia.

O que é a Caxemira?

Território ocupado pela Índia, China e Paquistão. Entenda a história:

1947
Territórios que hoje correspondem à Índia e ao Paquistão deixam de ser colônias britânicas. A área é dividida: a maioria muçulmana fica no Paquistão e a maioria hindu, na Índia (saiba mais na página 8). Na época, esperava-se que a Caxemira, de predominância muçulmana, integrasse o Paquistão. Porém, o governante local, que era hindu, decidiu unir a região à Índia. Assim, Paquistão e Índia entraram em guerra pelo território.

1949
Conflito entre Índia e Paquistão chega ao fim. Estabelece-se uma linha que separa a Caxemira em uma parte para a Índia e outra para o Paquistão. Uma nova lei dita que a parte indiana tenha autonomia em relação ao restante da Índia. Essa lei foi anulada em agosto deste ano.

1962-2019
Em 1962, a China ataca e ocupa uma área da Caxemira, chamada Aksai Chin. Até hoje, Índia e Paquistão lutam pelo direito de controlar mais territórios da Caxemira, e estes países possuem armas nucleares (com grande poder de destruição), o que aumenta a tensão entre eles.

Fontes: India Today, Times of India, BBC, Nexo, Reuters, Estadão e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Alice Santos Pereira

    4 anos atrás

    Eles estão sofrendo. Isso é uma verdadeira injustiça. A Índia podia deixar eles serem independentes. Tomara que fiquem bem. Alunos do 3º ano da Joãozinho na Bahia. Pró Alice

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido