Em 18 de janeiro, a Itália aprovou uma lei que aumenta a penalização para quem danificar monumentos e o patrimônio cultural e histórico do país (edifícios, locais ou objetos tão importantes para a nação que devem ser preservados como estão). 

As multas, antes de 1.500 a 15 mil euros, passaram para 40 mil euros (cerca de 214 mil reais) em caso de danos e 60 mil euros (320 mil reais) se houver destruição do monumento ou local. O valor poderá ser utilizado para a restauração do que foi danificado. 

O projeto foi apelidado de “lei dos ‘ecovândalos’” e surge em meio ao aumento de protestos que atingem obras de arte, monumentos e pontos turísticos da Europa. Em 2023, por exemplo: a água da Fontana di Trevi (foto), em Roma, capital italiana, ficou preta após ativistas jogarem carvão vegetal nela; em Florença, também na Itália, o Palazzo Vecchio teve um pedaço da fachada pintado de laranja. 

Grande parte das manifestações pede a interrupção do uso de combustíveis fósseis (que colaboram para o efeito estufa). Para os ativistas, os protestos podem surtir mais efeito após a repercussão em torno das obras e locais famosos atingidos.

#pracegover: a Fontana di Trevi, na Itália, com a água da fonte tingida de preto. O local é uma fonte de água com esculturas de cor clara. Há pessoas observando a cena. Crédito de imagem: reprodução de Instagram

MONA LISA 
Mais recentemente, em 28 de janeiro, duas manifestantes pelo direito “à alimentação sustentável para todos” jogaram sopa no vidro blindado que protege o quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, no museu do Louvre, em Paris, França. De acordo com as leis locais, elas poderão ser condenadas a pagar multa de 1.500 euros (8 mil reais).

monalisa-sopa-protesto
#pracegover: as duas manifestantes estão em frente ao quadro Mona Lisa depois de jogar a sopa. As paredes do local, ao redor da cena, são azuladas. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

GLOSSÁRIO

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS: materiais produzidos por meio da decomposição de seres vivos e que são capazes de gerar energia elétrica. Por exemplo: carvão mineral, petróleo e gás natural. 

EFEITO ESTUFA: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas que é intensificado por gases poluentes, como dióxido de carbono. Ao serem liberados (por transportes que usam combustíveis fósseis e indústrias, por exemplo), esses gases sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global.

FONTES: FOLHA DE S.PAULO, G1 E REUTERS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 217 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido