Com a chegada do inverno, em 21 de junho, governos pelo Brasil têm intensificado ações relacionadas ao frio. O objetivo é acolher e doar roupas e cobertores a populações vulneráveis. Em maio, por exemplo, a prefeitura de São Paulo (SP) identificou três pessoas em situação de rua que faleceram em consequência das baixas temperaturas, o que levou o órgão a reforçar operações de acolhimento. O mesmo foi feito pela prefeitura de Curitiba (PR), que lançou, em 16 de maio, a Operação Inverno e a Campanha do Agasalho 2023. 

Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições privadas e escolas também promovem iniciativas. É o caso da Associação Mooca Solidária, na capital paulista, que atua na área desde 2013. “Temos várias frentes, como o bazar, a cozinha solidária, um ateliê de costura e o centro de atendimento psicológico”, explica Moisés Naif, um dos idealizadores do projeto. 

Erica Luque mora no bairro e é mãe dos gêmeos Pietro e Júlia, 12 anos. Por meio da ONG, em que é voluntária, ela colocou caixas de doação de agasalhos na escola dos filhos. Para Pietro, a ação é essencial para conscientizar sobre a importância de doar roupas. “As pessoas começam a pensar e, se entendem que tem gente precisando mais do que elas, (…) ajudam a causa”, explica Júlia. 

Já nos colégios do Grupo Positivo, existe a disciplina optativa “Humanizando-se: sorrir é o melhor remédio”. Segundo Lucimeire Fedalto, coordenadora do ensino médio no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do grupo, a intenção é mobilizar para o voluntariado. 

As turmas arrecadam, por exemplo, roupas e cobertores. Rafaela E., 15 anos, de Curitiba (PR), integra a optativa. “Em um mundo como o nosso, onde cada vez mais a agressividade e o egoísmo vêm se tornando protagonistas (…), é de extrema importância que pessoas como nós tentem deixar a vida dos outros mais leve e alegre”, diz.

Fontes: Associação Mooca Solidária, Bem Paraná, G1 e prefeitura de Curitiba.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 208 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido