Novos dados da pesquisa Doação Brasil, divulgados em 24 de agosto, apontam que 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo fizeram ao menos um tipo de doação em 2022. Eles doaram dinheiro, bens ou tempo (como voluntários).

Esse foi o maior número de doadores registrados desde que a pesquisa começou a ser feita: foram 66% em 2020 e 77% em 2015. O levantamento é uma inciativa do Instituto Para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), realizada pela Ipsos (especialista em pesquisa de mercado).

“O Brasil é um país com muitas desigualdades, e a prática da doação é um aspecto fundamental da nossa sociedade. Na pesquisa Doação Brasil, nós nos dedicamos a compreender quem são os doadores, quais suas motivações, qual a percepção que têm sobre as ONGs [Organizações Não Governamentais] e quais são as barreiras apresentadas por não doadores”, comentou Paula Fabiani, CEO [diretora executiva] do Idis, em nota de divulgação.

Valores doados
Estima-se que 12,8 bilhões de reais foram destinados a ONGs e projetos socioambientais. Segundo o levantamento, isso continua sendo um impacto da pandemia: 38% dos doadores entrevistados disseram que passar pela experiência da covid-19 os levou a doar mais para esse tipo de organização.

Ao avaliar os não doadores, a pesquisa identificou que eles demonstram a possibilidade de repensar o assunto: 93% afirmaram que poderiam passar a doar (eram 57% em 2020 e 40% em 2015). A pesquisa Doação Brasil 2022 foi realizada, entre 3 de maio e 13 de junho de 2023, a partir de 1.508 entrevistas telefônicas.

Clique aqui para acessar a edição 211 e ver mais dados.

TIPOS DE DOADOR CONSIDERADOS NA PESQUISA

Doadores em geral: quem fez qualquer gênero de doação (dinheiro, bens ou tempo).

Doadores de bens: pessoas que doaram roupas, alimentos, remédios, entre outros bens, a instituições ou diretamente para pessoas.

Doadores de tempo: quem fez trabalho voluntário.

Doadores de dinheiro em geral: indivíduos que doaram recursos financeiros para qualquer tipo de beneficiário (pessoa, instituição etc.).

Doadores institucionais: quem doou dinheiro para organizações, projetos ou iniciativas socioambientais. Não considera esmola, dízimo (dinheiro doado a algumas igrejas) ou dinheiro para familiares e pessoas conhecidas.

GLOSSÁRIO

SALÁRIO MÍNIMO: valor de referência para o pagamento de trabalhadores no Brasil. Atualmente, é de 1.320 reais.

Fontes: Idis e pesquisa Doação Brasil.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido