O período entre 22 e 28 de maio foi marcado pela Semana Mundial do Brincar, que acontece anualmente desde 2009. Uma realização da Aliança Pela Infância, com apoio do Movimento Unidos Pelo Brincar, a semana pretende conscientizar a sociedade sobre a importância do brincar para as crianças. Neste ano, o tema escolhido foi “A natureza no brincar”, com programação em mais de cem cidades brasileiras, além de em outros países da América Latina. 

O Jardim Alvorecer, Centro de Educação Infantil (CEI) em Londrina (PR), aproveitou para realizar o Sabadim, festa que a escola promove para toda a comunidade. O evento envolveu brincadeiras no jardim, aula de capoeira Angola e contação de histórias. Para Rafael Rosa, educador do CEI, a brincadeira possibilita que a criança conquiste certa autonomia naquilo que faz, além de aprender a respeitar os outros e socializar. 

“E o meio ambiente traz uma qualidade a mais para o brincar. Quer melhor professora do que a natureza?”, complementa Dodô Bertone, também educadora da escola. Dom P., 7 anos, esteve no Sabadim: “Do que eu mais gostei foi que a gente pôde subir na árvore e brincar com os amigos”. 

A data já foi inserida no calendário oficial de mais de 40 municípios brasileiros. Em Russas (CE), a Semana do Brincar se tornou lei, em 2023. A Creche Afra Araújo Lima, por exemplo, organizou brincadeiras de faz de conta ao ar livre, além de oferecer brinquedos de largo alcance — mate- riais como pedaços de tábua e caixas que, segundo Meirilene Carvalho, diretora da unidade, estimulam a criatividade. “O brincar é um direito, e essa semana veio para reforçar a importância dele para o desenvolvimento saudável dos estudantes”, afirma. Para o aluno José L., foi um su- cesso. “Eu construí casas com peças de madeira. Teve também esportes, como futebol, basquete e boliche.” 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 207 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido