No dia 16 de abril, Dubai, capital do emirado de mesmo nome dos Emirados Árabes Unidos, foi atingida pela maior enchente de sua história em 75 anos. Só na cidade de Al Ain, próximo a Dubai, foram registrados 254 milímetros de chuva, o maior volume em 24 horas desde 1949.

Na capital, as enchentes causaram o cancelamento de voos, engarrafamentos, inundações e danos a edifícios. O governo de Dubai decretou trabalho remoto para funcionários de todas as suas entidades até o dia 19. No dia 17, já havia chovido em Dubai o esperado para todo o ano: em 48 horas, foram 142 milímetros de chuva.

#pracegover: cenas da tempestade em Dubai; força do vento forma um redemoinho e raios caem em direção a uma região residencial. Crédito de imagem: reprodução

Em comunicado oficial, o presidente dos Emirados Árabes, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, declarou que o governo está avaliando os danos das enchentes e oferecendo suporte para famílias que tiveram casas e outros bens destruídos. No dia 18, o aeroporto internacional de Dubai ainda estava em processo de normalização, enquanto rodovias e estradas estavam sendo desobstruídas.

#pracegover: avião perto de área de decolagem encoberto por chuva e vendaval. Crédito de imagem: reprodução

Como choveu no deserto? 

A região dos Emirados Árabes Unidos tem um clima historicamente seco e árido. Por isso, grandes quantidades de chuvas não são um cenário comum. Uma das principais especulações acerca do motivo das enchentes foi sobre a técnica de “semeadura de nuvens” (em que nuvens são bombardeadas com produtos químicos para provocar o aumento de chuvas), que poderia ter sido realizada antes das inundações e calculada de maneira errada.

No entanto, em declaração à empresa de notícias Reuters, a Agência de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos negou que o procedimento tenha relação com o ocorrido, já que foi feito dias antes de as chuvas acontecerem.

#pracegover: em rua, carros e motos andam com parte dos pneus submersos na água. Crédito de imagem: reprodução

De acordo com cientistas, a tempestade pode ser explicada por dois fatores: mudanças climáticas e um fenômeno atmosférico. A baixa pressão atmosférica teria criado uma bolha de ar frio na região, o que por si só já causaria chuvas. Aliado a isso, agora que os oceanos estão mais quentes, o ar, conhecido por ser seco, está mais úmido do que o normal, o que poderia ter deixado a tempestade ainda mais forte.

Glossário

EMIRADO: Estado liderado por um emir, cargo parecido com o de um rei.

FONTES: FOLHA DE S.PAULO, G1, O GLOBO, CNN, EMIRATES NEWS AGENCY, MOHAMED BIN ZAYED, BBC, REUTERS E THE GUARDIAN.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 222 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido