ziraldo-interna
Crédito de imagem: divulgação

Outubro foi um mês cheio de comemorações! No dia 29, celebramos no Brasil o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida porque é a da fundação, em 1810, da primeira biblioteca do país, a Real Biblioteca, na cidade do Rio Janeiro – na época, capital do Brasil.

Cinco dias antes, em 24 de outubro, o Ziraldo completou 90 anos! Cartunista, desenhista, escritor, jornalista, pintor e dramaturgo, esse mineiro ganhou reconhecimento em todo o país com suas obras infantojuvenis. Uma das mais famosas é O Menino Maluquinho (Editora Melhoramentos).

o-menino-maluquinho
Crédito de imagem: divulgação

Com tantas comemorações assim no fim de outubro, a coluna de hoje não poderia ter outro tema a não ser alguns dos livros do Ziraldo. Como você já sabe, um dos mais conhecidos é a história do garoto que usa uma panela no lugar de um chapéu. O Menino Maluquinho foi publicado pela primeira vez em 1980! E, desde então, vem divertindo leitores de várias gerações.

Se você ainda não leu essa história, aproveite a oportunidade da festa de 90 anos do Ziraldo para conhecer um personagem que representa tão bem a felicidade.

Outro livro do autor que eu recomendo que você conheça é Flicts (Editora Melhoramentos). Já falei dele no portal do Joca, clique aqui para relembrar.

flicts
Crédito de imagem: divulgação

A obra de Ziraldo é tão importante, e O Menino Maluquinho impactou a infância de tantas pessoas, que existe até um livro inspirado nele. Estou falando de As Meninas Maluquinhas (Editora Melhoramentos) que traz diversas histórias sobre garotas, escritas por diferentes escritoras. Os contos falam dos assuntos mais diversos – de racismo ao universo de Harry Potter. É outra maneira de entrar em contato com meninas que transformam tudo por onde passam, assim como o Maluquinho.

as-meninas-maluquinhas
Crédito de imagem: divulgação

E não se esqueça de que O Menino Maluquinho ganhou uma série na Netflix. O Joca já falou sobre isso, clique aqui para ler essa notícia.

E dê o play abaixo para ver o trailer da série:

Espero que você se divirta (e muito!) com tudo o que o Ziraldo escreveu. E que possa se inspirar nas melhores aventuras de seus personagens.

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Aluno ProBrasil 1

    1 ano atrás

    Lawanny Martins Sousa. CCA CLARICE LISPECTOR - ASSOCIAÇÃO PROBRASIL. ADOREI ESSE DOCUMENTARIO E RECOMENDO MUITO BOA SORTE

  • aluno.somar20

    1 ano atrás

    mds como eu amo ler

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido