interna-pequenos-sambistas
Crédito de imagem: divulgação

Fevereiro, o mês do Carnaval, acabou de terminar. Com essa celebração sempre vem um dos ritmos musicais mais ouvidos no Brasil, o samba. Por isso escolhi como dica de leitura para este mês o livro Histórias Encantadas de Pequenos Sambistas (Cristiano Gouveia, Editora FTD).

A obra reúne dois universos: contos populares e o trabalho dos músicos Cartola, Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa e Chiquinha Gonzaga. A principal diferença entre procurar pela história desses artistas na internet e fazer a leitura deste livro é que as Histórias Encantadas de Pequenos Sambistas são apresentadas por um novo olhar.

Pequenos-sambistas-divulgacao
As ilustrações do livro são de Tatiana Móes. Crédito de imagem: divulgação

No conto que fala de Cartola, por exemplo, o artista é trazido por meio de uma fábula que acontece em um reino. Ao longo do conto, um garoto (o Cartola da história) tenta resolver um enigma proposto por uma árvore: quais são as três coisas mais importantes para todo o povo do reino. Este jovem, além de música, acaba fazendo uma reflexão sobre o que realmente importa em nossa vida.

Cada fábula é finalizada com fatos sobre a vida dos sambistas. Você vai saber, por exemplo, que Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher brasileira a reger uma orquestra!

Se você é daquelas pessoas que não vivem sem uma trilha sonora ao redor e ainda curte leitura, Histórias Encantadas de Pequenos Sambistas vai entrar para a lista dos seus livros preferidos.

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido